Skip to main content
como usar a ansiedade a meu favor

Como Usar a Ansiedade a Meu Favor? Saiba Aqui!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Como Usar a Ansiedade a Meu Favor

Creio que nunca ouvi de ninguém: Não sou ansioso! Todos somos! Faz parte da nossa natureza. A ansiedade nos primórdios da vida surgiu como forma de autoproteção, de sobrevivência do ser humano na terra, portanto é biológica, é inerente ao ser humano. Como Usar a Ansiedade a Meu Favor

Essa mesma ansiedade nos impulsiona para agir, para fugir do perigo, se necessário. Ela não é de todo tão negativa quanto acreditamos.

Os grandes feitos, as grandes descobertas da humanidade, partiram de mentes inquietas e ansiosas. Como Usar a Ansiedade a Meu Favor.

Einstein e Isaac Newton por exemplo, grandes cientistas, foram diagnosticados com Síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo, cujas mentes brilhantes marcaram a nossa história.

Cada um de nós reage diante das situações do cotidiano de uma forma. Aquele que é ansioso tem duas opções: agir de forma positiva diante da vida, canalizando suas emoções para fazer acontecer, para criar, para construir ou, por outro lado, se vitimizar e se colocar no papel de “coitadinho”, de desamparado e viver de lamúrias. Como Usar a Ansiedade a Meu Favor

Leia Também:7 Dicas Para Saber Como Lidar com a Dependência Emocional

Quando você descobrir que ser ansioso pode fazer você crescer como profissional, ou como um ser pensante e criativo diante da vida, não verá mais a ansiedade como vilã de seus problemas e dificuldades.

Na verdade, é um exercício mental a ser aprendido e perseguido o tempo todo, numa luta do “eu” positivo e do “eu” negativo que existe em nós. Como Usar a Ansiedade a Meu Favor

Claro que como seres imperfeitos que somos, ninguém está em busca de perfeição, vivemos altos e baixos, mas o fortalecimento do “eu” positivo, aqui se destacando a melhoria da autoestima, dará um “upgrade” na sua vida.

Temos liberdade de escolha em todos os âmbitos de nossa vida: ser feliz, não ser feliz, ser alegre ou ser triste. Como Usar a Ansiedade a Meu Favor

Temos a capacidade de imaginar quadros de alegria, de beleza, de progresso, de amor. Mas também de criar tristeza, ansiedade, abandono, medo e desconfiança. Então se o negativismo imperar, mude seu estado mental.

Se somos o que pensamos e temos capacidade de controle sobre nossos pensamentos, então nada, nem ninguém nos impedirá de agir para conseguirmos chegar onde queremos chegar.

Sabemos que nos Transtornos de Ansiedade, pensamentos invasivos, normalmente carregados de negatividade, de fatalidade invadem nossa mente. Qual sua atitude? Alimentá-los ou expulsá-los?

Quando você os alimenta, você se anula e se sente a pior pessoa da face da terra e aquela ansiedade inicial se transforma numa angústia, num mal-estar, podendo desencadear um quadro de depressão.

Quando você conversa com uma pessoa ansiosa, normalmente um elemento mental muito poderoso é a preocupação com predominância de fatos catastróficos. Como Usar a Ansiedade a Meu Favor

Quando nos preocupamos excessivamente com o futuro, não vivemos o agora, o momento presente e nos sentimos imobilizados por conta de coisas que irão ou não acontecer no amanhã.

Diante disso, somente seu empenho, sua determinação e vontade no momento presente poderá transformar o seu futuro em algo melhor. Como Usar a Ansiedade a Meu Favor

Se sua atitude é de ênfase ao lado positivo da vida, seu “eu” fortalecido enfrenta, desafia esses pensamentos negativos, gerando uma capacidade incrível de gerar idéias, de criar, de construir, de liderar.

Todos nós conhecemos pessoas com padrão de comportamento ansioso e considerados brilhantes em suas atividades porque encontraram uma forma de canalizar essa energia para ter sucesso na vida, como artistas plásticos, músicos, compositores, grandes líderes, diretores de empresas, vendedores, etc. Como Usar a Ansiedade a Meu Favor

Então, meu recado de hoje é: Mude de postura diante da vida. Ao invés de assumir essa passividade e vitimização, reaja, aja! 

Mostre para você mesmo que essa ansiedade não te vence! Faça planos para o futuro. Tenha foco em algo que quer realizar. Elimine pensamentos negativos. Acredite em você mesmo! Como Usar a Ansiedade a Meu Favor

Rosânia Guimarães 

RosâniaRosânia de Fátima Guimarães Coaracy Muniz, psicóloga CRP 01/11302. Atua na clínica atendendo crianças, adolescentes e adultos e faz avaliação neuropsicológica em Brasília/DF.

Contatos: email: rosania1.muniz@gmail.com

Fanpage: https://www.facebook.com/entendendoaansiedade [1]

Compartilhe esse artigo!

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.