Skip to main content
Como sair de depressão

Como Sair Da Depressão? Vamos Conversar, Compreender e Saber Como Tratar!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Como Sair Da Depressão?

No último dia 7 de abril nós tivemos o dia Mundial da Saúde, onde a Organização Mundial de Saúde (OMS), determinou como tema do ano de 2017 a Depressão, devido à preocupação com o aumento do número de pessoas que tem apresentado este transtorno em todo o mundo.

A Depressão é uma doença silenciosa e o seu início não é tão fácil de se diagnosticar, porque muitas vezes chega a ser confundida com uma tristeza comum, a qual faz parte das nossas emoções básicas.

A principal característica da Depressão é a alteração do Humor, ou seja, o humor triste, embotado, persistente e profundo, acompanhado da sensação de vazio e perda de sentido.

É como se a pessoa não conseguisse sentir reações emocionais diante dos fatos e acontecimentos do dia a dia e relacionado as pessoas em sua volta.

A vida não tem cor”, diz um paciente.

Essas alterações afetam a autoestima (Leia o artigo: Como Recomeçar a Vida? Cuidando da Autoestima. Saiba Mais Aqui!) a autonomia e a realização de atividades antes prazerosas.

Como Sair Da Depressão O isolamento social começa a aparecer e estar com outras pessoas torna-se quase impossível, pois não há troca de emoções, não há desejo, alegria, e o nível de energia física, psíquica e emocional vai diminuindo drasticamente.

Iolamento social
Isolamento Social

“Não sinto vontade de fazer nada.. só quero ficar deitado”, diz outro paciente.

Quando o paciente se encontra nestes estágios, qualquer atividade demanda um engajamento muito grande e uma energia que se esgota facilmente. Como Sair Da Depressão

De fato ele não consegue sair da cama, podendo deixar de cuidar de si mesmo, de sua aparência, de sua higiene pessoal, da alimentação, podendo ocorrer alterações em seu peso.

Com isso, a culpa e as cobranças pessoais, dos familiares e amigos só aumentam, os pensamentos de morte se fazem presente e o suicídio passa a ser uma saída para sanar o sofrimento.

Às vezes penso em nunca mais acordar… Se eu morresse as coisas poderiam ficar melhor

Alguns pacientes dizem que ter Depressão é como morrer em vida…

Como Sair Da Depressão Ora, se a Depressão é a doença que mais tem crescido em todo o mundo, isso significa que ao meu lado ou ao seu lado possa ter pelo menos uma pessoa sofrendo com estes sintomas.

Alguém que está ao seu lado pode estar com depressão!
Alguém que está ao seu lado pode estar com depressão!

E há uma probabilidade grande de que ela não esteja sendo ajudada ou recebendo o tratamento que deveria.

Nosso mundo tem evoluído de maneira muito rápida. Como Sair Da Depressão

São muitas exigências, muitos compromissos para um dia com 24 horas, as facilidades tecnológicas e a necessidade de estar conectado todo o tempo, de fato tem roubado a paz e o equilíbrio das pessoas.

A vida social acaba sendo deixada de lado e o mundo virtual passa a ser a principal forma de relacionamento interpessoal, onde só coisas boas acontecem e se torna discrepante com a realidade de muitos.

Os pais se relacionam menos com seus filhos, deixam de brincar, de desenvolver um diálogo por estarem ocupados demais e as crianças passam a reproduzir os exemplos vividos em suas relações familiares em suas relações fora de casa.

O idoso na maioria das vezes não consegue acompanhar tantas informações e mudanças da própria vida, do seu desenvolvimento e do mundo, se sente isolado e sem perspectiva de vida.

Será que enxergamos quem está ao lado?

A necessidade do outro, seu pedido de socorro?

Será que você compreende o quão disfuncional a pessoa se torna quando desenvolve a Depressão?

O quanto o transtorno depressivo torna a pessoa incapacitada a realizar qualquer atividade, por mais simples que seja?

Tive a oportunidade de participar de um debate sobre Depressão no dia 07 de Abril/17 e o que mais me chamou atenção é que as pessoas que estavam assistindo, de fato não sabiam ao certo o que é a doença, o que ela gera na pessoa e as graves consequências do não tratamento.

Como Sair Da Depressão É muito importante dizer que apesar do comprometimento global que gera no indivíduo, a Depressão tem tratamento e pode ser prevenida.

Congruência: uma relação verdadeira!
A depressão tem tratamento e pode ser prevenida!

Veja o texto “Tratamento da Depressão

O Lema da Campanha 2017 da OMS é “Let’s Talk” – Vamos Conversar.

Algo tão simples mas que pode mudar o curso de uma história, de uma vida…

E qualquer pessoa pode ser um ajudador ao simplesmente dar atenção a quem apresenta estes sintomas, incentivando-o a buscar um tratamento psicológico e médico.

Há uma tendência, neste mundo frenético, de invalidar ou negligenciar as emoções, principalmente aquelas tidas como negativas (raiva, tristeza, inveja, ciúmes, etc.), como se não houvesse espaço para elas. Como Sair Da Depressão

É como se a “felicidade” fosse a única regra e o que for diferente disso, não vale, não pode ser exposto, a sociedade não aceita, é feio.

É como se ser feliz fosse a única emoção aceita, mas a vida não é assim!
É como se ser feliz fosse a única emoção aceita, mas a vida não é assim!

Dar atenção à emoções é tão importante quanto se arrumar inteiro para ir a um encontro com alguém especial.

Na verdade, olhar para as próprias emoções é ter um encontro consigo mesmo e com sua beleza interna.

Apreciar suas características pessoais que o faz ser único neste mundo, perceber suas fragilidades e limitações, medos e angústias.

Nada mais é que dar-se a oportunidade de se autoconhecer para ser produtivo para si e para o outro e além de tudo isso, aprender a respeitar-se.

Quando se fala em Saúde, de forma mais geral, não quer dizer apenas a ausência de uma enfermidade, mas significa um equilíbrio e bem-estar físico, mental e social, em uma visão ampla do sujeito.

Isso quer dizer que se alguma dessas áreas não vai bem, então não há Saúde plena!

Em termos de Saúde Mental, podemos dizer que é a capacidade do sujeito em lidar de maneira mais assertiva e habilidosa com as adversidades, dificuldades, frustrações e estresse do dia a dia e recuperar-se sem que isso gere maiores transtornos para si e para o outro.

Por isso, em todo o tempo as emoções estão em pauta!

Elas tem um papel importante na maneira como cada pessoa vivencia e interpreta suas experiências diárias, suas dificuldades, suas alegrias e desafios.

Os pensamentos (funcional ou disfuncional) que surgem a respeito de um acontecimento e os comportamentos emitidos também tem uma relação direta com a nossas emoções.

A realidade que vivemos em termos da falta de informação e do preconceito social sobre a Depressão e em relação ao atual cenário mundial, em que mais de 300 milhões de pessoas estão sofrendo com a Depressão e poucas recebem ou buscam acompanhamento profissional, demonstra o quanto o mundo ainda precisa falar e conhecer sobre a Depressão.

Como Sair Da Depressão E mais do que isso, é preciso desfazer os estigmas e as crenças que se interpõe como barreira e julgamento para com aquele que sofre com a doença.

Com carinho,

Psicóloga Gracy Ramos.

Para falar com um psicólogo clique aqui!

Gracy Ramos da S. Nakakura | CRP 01/17360.

Psicóloga Clínica, palestrante, atua com atendimento infantil, de adultos e idosos, com base na Terapia Cognitivo-Comportamental e atendimento Psicopedagógico.

Realiza acompanhamento e Orientação para Pais e Educadores.

Avaliação psicológica e para Cirurgia Bariátrica (pré e pós-operatório).

Já atuou com grupo de pré-adoção em parceria com a 1ª VIJ/DF e com grupo de pais agressores em cumprimento de medidas alternativas pelo MPDFT/TJDF em Samambaia/DF.

Idealizadora do Projeto Conversações Psi –  www.facebook.com/conversacoespsi

Contatos: Consultório – C1 lote 1/13,  8º andar – Sala 810 –  ED. Taguatinga Trade Center – Taguatinga Centro/DF

Telefone: 61 – 981151928 (Whatsapp)

Instagram: @psigracy.rsnakakura

E-mail: gracyrsn.psi@gmail.com

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.