Skip to main content
como recomeçar a vida

Como Recomeçar a Vida? Cuidando da Autoestima. Saiba Mais Aqui!

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Como Recomeçar a Vida

Novo ano se inicia e com ele os sonhos, esperanças e metas são renovados e criados.

Há quem diga que aparentemente a mudança de ano não muda nada, e concretamente pode mesmo não mudar, porém com o fechamento do ano anterior abrem-se as portas para um novo ciclo, uma nova fase e nova etapa de vida na qual quem estiver disposto pode encontrar novas possibilidades de ser e estar no mundo.

Renovando os ares podemos renovar a autoestima também. Como Recomeçar a Vida

Fica aqui a oportunidade de lembrar que sendo a autoestima um conceito e estado subjetivo, pede-se sempre uma atenção para sua renovação e estímulo, assim como as mudanças de fases.

Quando pensamos em iniciar um novo projeto estamos direcionando a nossa energia para que aquele sonho se realize, mesmo pensando e planejando os riscos, é natural que o desejo que dê certo seja maior que os engasgos.

Neste ponto é o momento de fortalecer e estimular a autoestima. Como Recomeçar a Vida

Pensando em seus pontos fortes, no que é capaz de realizar, no que já foi feito até chegar aqui e em quais habilidades deve-se apostar para que tudo dê certo.

Como Recomeçar a Vida Quando acredita-se em si mesmo a chance de realização fica ainda maior, e quando conhece-se a si mesmo, melhor ainda.

como recomeçar a vida
Como recomeçar a vida? Conhecendo a si mesmo!

Afinal, apesar da boa vontade em conquistar algo ajudar e muito, o autoconhecimento das próprias habilidades e dificuldades pode ser um norteador e balizador na resolução das questões, impedindo assim de culpar os desafios apenas à falta de sorte.

Os recomeços podem vir marcados também por diversas mudanças e ciclos da nossa vida.

O nascimento de uma criança é um recomeço de uma mulher para o nascimento também de uma mãe. Como Recomeçar a Vida

A entrada na escola, um recomeço e nova adaptação na vida de uma criança.

Mudanças de cidade, de emprego, estado civil, perda de um ente querido, todos podem trazer alegrias e dissabores.

Existe uma frase atribuída a Darwin, mas questionada, e que dá autoria a Leon Megginson, de que não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.

Como Recomeçar a Vida

As mudanças estão presentes em todas as situações que vivemos.

Tudo muda, além dos ciclos de vida temos as mudanças na natureza, no mundo, no nosso país, cidade, locais que frequentamos, teorias e em tudo que nos rodeia, e principalmente, mudanças na nossa constituição enquanto indivíduos.

Segundo a teoria da psicologia analítica de Carl G. Jung, o ser humano passa por um processo de individuação ao longo de sua vida e na segunda metade da vida adulta ocorrem as grandes mudanças, onde há um novo processo de desenvolvimento interno, esse seria um processo em que um homem se torna o ser único que de fato é.

Como Recomeçar a Vida Essa transição é mais uma mudança psicológica do que um evento cronológico.

Seria um momento de confronto com questões anteriormente evitadas que se relacionam com a verdadeira identidade de cada um e o sentido existencial de sua vida.

É importante pontuar que grandes mudanças podem vir precedidas de desconforto e sofrimento, até mesmo mudanças em um aspecto positivo podem trazer dificuldades na adaptação.

Desta forma a autoestima pode perder seu vigor, fazendo o indivíduo se questionar de suas escolhas, de sua capacidade pessoal, intelectual ou profissional.

Como Recomeçar a Vida Porém se houver espaço para reflexões a respeito dessas mudanças, a crise pode ser um incentivo para aprofundamento e aprimoramento enquanto o sujeito pode-se ver como ser em evolução.

Como recomeçar a vida?
A crise pode ser um incentivo para a mudança!

Aspectos que podem interferir e prejudicar a autoestima nos momentos de mudanças e recomeços são a auto cobrança excessiva e a necessidade de perfeccionismo.

Quem se cobra demais acaba tendo uma visão distorcida de quem se é de verdade, a auto aceitação nunca chega a existir e a necessidade de sempre mais pode trazer a frustração em momentos que a própria vida, o próprio corpo pede para desacelerar.

As doenças psicossomáticas muitas vezes aparecem para abrir espaço para o cuidado de si mesmo e às reflexões, porém quem não estiver atento a esses sinais pode acumular dores e insatisfações constantes.

A necessidade de perfeccionismo pode ser um tiro no próprio pé.

Afinal, a perfeição existe? Como Recomeçar a Vida

Pode existir na natureza, nas obras de arte, mas mesmo assim, passa por uma avaliação individual de quem esteja admirando ou julgando.

No ser humano a perfeição não existe. Como Recomeçar a Vida

Como Recomeçar a Vida E quem busca agradar a todos o tempo todo acaba descuidando de si mesmo e colocando sua autoestima nas mãos do outro.

No filme “Boyhood – da infância à juventude” de Richard Linklater, podemos perceber a passagem do tempo e da vida de um garoto durante 12 anos, de sua infância até a chegada a sua juventude.

A obra mostra justamente, de forma original e natural, as mudanças que Mason passa durante este período de sua vida.

No filme, Mason tem que lidar com a separação dos pais, a ausência de seu pai, com as idas e vindas das relações da mãe, com a mudança de cidades, ou seja, com a vida.

Trata-se da vida de um garoto comum, que vive o dia a dia de forma comum, cercado de pessoas comuns.

Um dos pontos mais marcantes é a passagem do tempo e suas mudanças.

E a beleza do filme está justamente nas situações mais simples.

Então, o tempo vai passar, as mudanças irão acontecer, nem sempre vai dar tempo para se preparar para elas.

Os começos e recomeços fazem parte da vida. Como Recomeçar a Vida

Seja terminando ou começando um ano. Seja entrando para faculdade, terminando o curso ou desistindo dele.

Seja encontrando o amor da sua vida ou descobrindo aos poucos seus inúmeros defeitos.

Seja brindando um novo emprego ou pedindo demissão, por estar cansado demais ou para iniciar um novo projeto.

Seja o nascimento de uma nova criança ou no despedir de uma vida. Como Recomeçar a Vida

Algumas situações serão inevitáveis, mas o convite que fica é para olhar para si mesmo, cuidar de si mesmo, da sua estima por si, da sua autoestima.

Porque o melhor relacionamento que deve existir é entre você e você mesmo.

Com carinho, Suzane.

Recomendo que você leia também: Como Cuidar da Autoestima? Olhando Para Si Mesmo!

Para atendimento online com Suzane clique aqui!

 

Suzane Guedes é Psicóloga (CRP 05/42766), Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Humano e atualmente cursa formação clínica em Arteterapia.

Atua nas cidades do Rio de Janeiro e Três Rios-RJ com atendimento clínico à crianças, jovens, adultos e idosos; ministra grupos e oficinas terapêuticas. Também trabalha como orientação psicológica online.

Suzane acredita na psicoterapia como grande ferramenta de auxílio ao desenvolvimento pessoal e social.

Contatos profissionais: (21) 96985-4954

Atendimento online: http://www.atendimento.opsicologoonline.com.br/suzane-guedes

Email: suguedes@yahoo.com.br

Facebook:

Instagram: @olharparasi

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.