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Como praticar meditação

Como Praticar Meditação? Entenda os Desafios Para Não Desistir!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Como Praticar Meditação? DESAFIOS DA PRÁTICA.

Como todo novo hábito em nossa vida, a meditação também requer um empenho e dedicação. Como Praticar Meditação

Particularmente em Mindfulness o desafio é ainda maior quando não estamos acostumados a nos olharmos, a perceber nossos pensamentos, nossas emoções e sentimentos.

As práticas de Mindfulness nos propõe ESTAR PRESENTE intencionalmente, com o que está, sem qualquer julgamento.

E muitas vezes isto gera desconforto. Como Praticar Meditação

Recomendo que você leia também: Como Começar a Meditar? 6 Dicas Essênciais Para Você Iniciar!

Estes dias comentava com amigos sobre uma pequena observação que tenho feito ao meu entorno.

A maioria das pessoas NÃO QUEREM estar com o simples, estão sempre procurando por ESTAR BEM, ESTAR FELIZ, procurando por um acontecimento excepcional que as deixem em estado de euforia.

O SIMPLES NÃO SERVE… Como Praticar Meditação

Por isso a dificuldade de estar no PRESENTE.

Se o meu PRESENTE está OK, procuro nas expectativas do futuro as sensações que preciso para me sentir bem no agora.

Ou me apego em algo de muito bom que tenha acontecido no passado e não paro de pensar… como era bom aquele tempo….

Enquanto isto o PRESENTE se esvai… escorre pelas mãos…

E daqui há algum tempo, o pensamento será… Ah se eu tivesse feito x ou y naquela época, hoje estaria muito melhor!

Uma das coisas que eu acho mais interessante quando desenvolvemos o hábito da meditação é a conquista da EQUANIMIDADE.

Como Praticar Meditação Ter equilíbrio para gerir suas emoções e lidar com as situações.

Desenvolver o olhar de observador, onde você pode ter clareza nas escolhas diante de uma situação de extrema dificuldade ou de extremo contentamento.

Costumamos dizer que “O que você é no momento da meditação, você é na vida!”

Portanto, exercitar o ESTAR PRESENTE com o que está durante a sua prática formal, vai lhe propiciar a experiência necessária para estar com o simples, com o difícil ou com o contentamento.

O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?

Clarice Lispector

Alguns desafios são mais frequentes quando começamos a meditar. Como Praticar Meditação

Dentre eles estão: Sonolência, Inquietação, Dúvida, Desejo, Aversão.

O sono Como Praticar Meditação

É muito comum no início.

Estamos na maioria das vezes, inseridos em uma rotina atribulada e quando paramos, o corpo entende que é hora de dormir.

Somente com a continuidade do treino da mente, estabeleceremos o estado de atenção necessário para as práticas de Mindfulness. Como Praticar Meditação

Inquietação Como Praticar Meditação

Segue basicamente o mesmo princípio do que ocorre com o sono. Estamos na cultura do fazer. Realizamos várias tarefas simultaneamente.

Quando paramos para nos observar, as nossas inquietações começam a refletir no corpo, nos pensamentos e nas sensações.

Dúvida Como Praticar Meditação

Diante da sonolência e da inquietação, podemos começar a nos questionar se a meditação é realmente uma prática para nós.

Começamos a achar que estamos fazendo algo errado e criamos vários questionamentos sobre as práticas e sobre a nossa experiência direta.

Desejo Como Praticar Meditação

Normalmente começamos a meditar porque queremos resolver algo.

São poucas as pessoas que buscam a meditação para uma vivência e experiência pessoal sem nenhuma expectativa envolvida.

Isto também pode atrapalhar o desenvolvimento do hábito.

Se você escolheu praticar Mindfulness e deposita nas práticas uma expectativa de resolver algo… não é mais Mindfulness.

O convite é irmos para a prática com ABERTURA, ACEITAÇÃO e AMOROSIDADE para o que está e para o que será…

Aversão Como Praticar Meditação

Ocorre quando você vivencia em sua experiência direta as dificuldades acima mencionadas e começa a achar que a Meditação está te causando desconfortos, sensações e despertando sentimentos que você não quer lidar. 

A questão é que TODAS ESTAS COISAS JÁ EXISTEM, você apenas escolheu olhar para elas e aprender a lidar a partir de um olhar de acolhimento e amorosidade.

Desenvolver este olhar é o que vai fazer a diferença em sua forma de se relacionar consigo, com as pessoas e com o mundo.

Você já começou a praticar?

Quais são os seus desafios?

Escreve para mim e responderei suas dúvidas em uma postagem aqui do Blog

Grande abraço,

PAZ e BEM!

Adriana

adrianaAdriana Cardoso é Psicóloga (CRP 06/65527). Estuda e pratica Meditação desde 2010. 

Idealizadora da VIVENDO O MOMENTO PRESENTE, projeto que tem como objetivo difundir o conhecimento e a prática da Meditação e da ESCRITÓRIO DO FUTURO onde realiza Cursos, Palestras e Mentoria para Novos Empreendedores.

Contatos: Para aprender a Meditar:contato@vivendomomentopresente.com

Para começar a Empreender: contato@escritoriodofuturo.com.br

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