Skip to main content
Como o Inglês Pode Desenvolver a Sua Inteligência?

Como o Inglês Pode Desenvolver a Sua Inteligência?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Ser bilíngue deixa a pessoa mais inteligente? Descubra agora, como o Inglês Pode Desenvolver a Sua Inteligência!

No mundo atual, falar mais de uma língua é o sonho de muita gente e é só fazer uma pesquisa simples ou entrar para algum grupo de estudos que já se tem ideia do quanto o aprendizado de línguas está em alta. Como o Inglês Pode Desenvolver a Sua Inteligência

Pessoas do mundo inteiro estão mergulhando no aprendizado de uma segunda ou até terceira língua para fins profissionais.

Quem sabe falar outra língua, geralmente aprende coisas novas e amplia suas possibilidades.

Disso, já sabemos. Mas será que aprender uma segunda língua nos deixa mais inteligentes?

A resposta é: sim. Essa foi a conclusão de um estudo feito na Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Segundo dados da pesquisa, falar outras línguas aumenta a inteligência e a fluência verbal e escrita, independente da idade ou da área de atuação do aprendiz.

Quer aprender outro idioma? Como o Inglês Pode Desenvolver a Sua Inteligência

Na Preply, você vai poder encontrar professores de inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, entre muitas outras línguas.

Nossa plataforma conta com professores brasileiros e estrangeiros de todo o mundo.

Cadastre-se em nosso site clicando aqui!

Mais sobre o estudo! Como o Inglês Pode Desenvolver a Sua Inteligência

O estudo foi feito por um grupo de pesquisadores liderados por Thomas Bak, um dos professores mais renomados do Centre For Cognitive Ageing and Cognitive Epidemiology, instituto onde foram comparados testes de inteligência de 260 pessoas.

O primeiro teste foi realizado quando as pessoas tinham 11 anos de idade e, o segundo, quando elas já tinham atingido os 70 anos.

Publicado na revista Annals of Neurology, o estudo concluiu que as pessoas analisadas apresentavam habilidades cognitivas consideravelmente melhores do que aquelas registradas logo na infância.

Outra pesquisa, que havia sido realizada anteriormente, tinha revelado que ser bilíngue poderia atrasar em alguns anos o desenvolvimento de certas demências como o mal de Alzheimer, por exemplo.

Esse estudo se deu entre 2008 e 2010 e teve como ponto de partida todos os resultados de testes cognitivos feitos em 260 escoceses de 11 anos de idade.

O grupo de pesquisadores submeteu essas mesmas pessoas, agora com 70 anos, a um novo processo de testes que tinha como foco a análise da condição de suas habilidades mentais na velhice.

Dentre os participantes, a maioria disse ser capaz de comunicar-se em uma ou mais línguas além do inglês.

Estima-se que cerca de 195 dos escoceses do grupo haviam aprendido uma segunda língua antes de completarem 18 anos, enquanto que um outra parcela havia começado a estudar outra língua aos 65 anos de idade.

Aumento da Inteligência Como o Inglês Pode Desenvolver a Sua Inteligência

As áreas afetadas pelo aprendizado de línguas estão associadas à inteligência e também à capacidade de leitura e compreensão da gramática.

Os pesquisadores obtiveram as mesmas conclusões tanto no grupo que desenvolveu-se em outro idioma na infância quanto no grupo que havia estudado mais tarde.

Durante o estudo, concluíram que havia duas hipóteses: ou as pessoas poderiam, de fato, terem se tornado mais inteligentes por conta do aprendizado de um idioma ou o contrário.

Bak, o professor que liderou o grupo de pesquisadores, disse que o padrão mostrado no estudo era no mínimo intrigante.

Ele reiterou que esses resultados eram, de fato, relevantes.

Segundo ele, milhões de pessoas mundo afora adquirem uma segunda língua ao longo de seu crescimento ou fase adulta e desenvolvem muitas outras habilidades a partir daí.

Portanto, aprender línguas pode ser uma prática benéfica para o cérebro e, de fato, ajudar a atrasar o envelhecimento.

Post patrocinado.  Como o Inglês Pode Desenvolver a Sua Inteligência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.