Skip to main content
Como manter a dieta

Como Manter a Dieta? Eliminando os Pensamentos Sabotadores!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Como Manter a Dieta? 

Vou começar o ano falando sobre um dos fatores de risco mais comum que existe e que nos afeta muitas vezes de maneira inconsciente, são os pensamentos sabotadores.

Pensamentos Sabotadores são padrões mentais que registramos em nossa mente ao longo de nossa vida e que influenciam nosso comportamento de forma negativa.  Como Manter a Dieta

Estes padrões mentais são pensamentos perigosos que nos fazem agir no “piloto automático” e nos impedem de fazermos escolhas coerentes ao que, de fato, desejamos.

Acreditamos nestes pensamentos como nossa “verdade” e passamos a nos comportar através deles.

Por exemplo, se você passou a vida inteira pensando que iria perder algo iniciando uma dieta, registrou isto como verdade e gerou um pensamento sabotador.

Como Manter a Dieta

Se  você pensar: “Eu não consigo”, “Eu não vou a diante em nenhuma dieta”, “Não faço nada certo mesmo”, vai acreditar nisto e passar a agir desta forma em todas as situações da sua vida.

Nos comprometemos com a mudança e nos propomos a esforços perante algumas diversidades que enfrentamos, mas, devido alguns fatores que muitas vezes desconhecemos, logo voltamos a nos sentir confusos e a instabilidade emocional volta a instalar-se.

Muitas situações como término de um relacionamento, perda de emprego, dificuldades financeiras, ansiedade, depressão e estresse funcionam como gatilhos que nos incitam a descontar estes sentimentos na comida para buscar conforto ou se distrair.

Como Manter a Dieta Sentimentos agradáveis também podem ser estímulos emocionais positivos que nos levam a comer para relembrar ou manter bons sentimentos por mais tempo.

como manter a dieta

Como Manter a Dieta A grande maioria das pessoas que lutam contra a balança tem uma “programação” mental que sabota totalmente seus esforços, estas pessoas costumam possuir um pensamento padrão, onde fazem uma dieta corretamente sem cometer fugas ou então se autossabotam.

Quando uma pessoa se sabota em uma dieta, ela terá mais dificuldade em retornar a mesma porque se sente culpada ou envergonhada e deixa os pensamentos negativos como “já que comi o que não devia, continuarei comendo” ou “Cansei de dieta, não vou fazer mais” tomar conta daquele momento.

Os pensamentos sabotadores nos fazem agir de forma disfuncional, por este motivo precisamos mudar nossos pensamentos para que possamos mudar nossos comportamentos alimentares.

Esses pensamentos que muitas vezes não entendemos, mas que nos mantém presos a velhos hábitos e acabam nos impedindo de efetivarmos uma mudança positiva são os nossos sabotadores inconscientes, eles aparecem em forma de resistência, medo e dúvida quando nos aproximamos da mudança desejada. Como Manter a Dieta

O importante é que entendamos que mudar nossos pensamentos imprecisos e disfuncionais é fundamental para termos sucesso em nossas metas traçadas, efetivando essa mudança nos sentiremos melhores emocionalmente e iremos nos comportar de maneira mais produtiva no que nos propusemos a fazer.

Conheça alguns dos pensamentos sabotadores: Como Manter a Dieta

  • Só hoje um pouquinho não fará diferença…
  • Estou tão cansada(o)/desanimada(o)/estressada (o)/triste…
  • Já que estou emagrecendo tão bem, posso me permitir e comer um pouquinho…
  • Eu mereço comer por que… (qualquer motivo/desculpa)
  • Depois eu queimo na academia/ginástica…
  • Depois eu compenso…
  • É final de semana/feriado/férias…
  • O café da manhã do hotel…
  • Se eu recusar a sobremesa ela(e) vai se magoar comigo…
  • Eles que serviram demais no meu prato, tive que comer…
  • Ah, mais eu gosto tanto…
  • Não tive como recusar…
  • Emagrecer é tão difícil…
  • Sei que não devia comer isto, mas não me importo…
  • Se eu comer isto só desta vez não terá problema…
  • Já que comi o que não devia, vou continuar comendo até o fim do dia…
  • Não quero mais emagrecer, é muito difícil…
  • Nunca vou emagrecer…
  • Não consigo resistir à esta comida…
  • Se eu não repetir o prato vou sentir fome em breve…
  • Estou com fome, isto é horrível, não posso tolerar, preciso comer!

Estes pensamentos são considerados sabotadores, distorcidos. Como Manter a Dieta

Se você tem ao menos um deles, procure controlá-lo tentando ser mais racional antes de comer.

Como Manter a Dieta Para aliviar este problema, procure contrariar os pensamentos sabotadores com respostas adaptativas.

como manter a dieta
Como manter a dieta? Contrarie os pensamentos sabotadores!

Por exemplo, quando você pensa: “Estou com fome, isto é horrível, não posso tolerar, preciso comer!”, pense: “Tudo bem, vou comer novamente dentro de poucas horas. Posso perfeitamente esperar!”.

Procure resolver também outros problemas, como: a sensação de estar sobrecarregado pelas exigências do plano alimentar/dieta; a sensação de estar em privação; a sensação de estar desmotivado quando seu emagrecimento não corresponde ao previsto; a sensação de estar estressado com outros problemas da vida.

E você? Sabe quais são seus pensamentos sabotadores? Como Manter a Dieta

Pensamentos Sabotadores X Pensamentos funcionais Como Manter a Dieta

O debate interno gerado por estes pensamentos acaba em tensão ou estresse para as pessoas e essas sensações muitas vezes são aliviadas com a comida.

Sensações essas que são bem desagradáveis e não percebemos que isso é aliviado assim que chegamos ao alimento que na grande maioria das vezes são alimentos que nos desviam do foco.

Os pensamentos nos movimentam e precisamos saber identificar quando estes veem para gerar uma auto sabotagem. Como Manter a Dieta

Como fazer essa identificação? Como Manter a Dieta

O ato de comer não é automático, nós que no decorrer de nossas vidas vamos criando hábitos inadequados e muitas vezes automatizamos a forma que nos comportamos diante da comida.

Um exemplo clássico é quando estamos trabalhando e alguém oferece algo tentador como um pedaço de chocolate e automaticamente aceitamos.

Ou quando vamos tomar uma água ou café no refeitório e nos deparamos com pães de queijo ou coxinhas em cima da mesa, muitas vezes pegamos automaticamente sem perceber, ao invés de pararmos para pensar “Falta uma hora para meu almoço, não tem necessidade de eu comer agora” ou “acabei de comer, não pegarei essa coxinha”.

Quando conseguimos pensar dessa maneira e nos damos conta de que não há necessidade de comer naquele momento, passamos a identificar nosso pensamento sabotador, torna-lo um pensamento funcional e o melhor de tudo, ficar no controle da situação.

Como Manter a Dieta Não há satisfação maior do que estar no controle de si mesmo, saber como conduzir, como se alimentar sem culpa utilizando apenas os seus pensamentos.

como manter a dieta
Não há satisfação maior do que ter o controle de si!

Como Manter a Dieta Quando estiver em tentação por algum alimento que deseja muito e que irá prejudicar seu plano alimentar ou o que se propôs a realizar, é interessante que realize tarefas na qual irá tirar o foco do chocolate que esta em cima da mesa por exemplo.

Cada vez que você resiste ao alimento que pode colocar tudo a perder você está se fortificando e condicionando seus pensamentos funcionais, por outro lado estará enfraquecendo seus pensamentos sabotadores e se sentirá realmente no controle dos seus pensamentos e ficará orgulhoso de si.

Como Manter a Dieta Um dos grandes segredos é mudarmos nossa programação mental e como fazemos isso?

A prática nos habilita e a partir do momento que praticamos uma reeducação mental e alimentar fica mais fácil em adquirirmos hábitos que depois de um tempo se tornarão automáticos em seu cotidiano.

E você? Como tem praticado suas habilidades?

Seus os pensamentos andam mais para funcionais ou mais para sabotadores?

Recomendo que você leia também: Compulsão Alimentar: Entenda Como Ela Afeta o Seu Psicológico!

Giuliana

Giuliana Ghiraldello CRP 06/129.394,  Psicóloga Clínica, idealizadora do Emagrecimento em Ação.

Consultora em emagrecimento, palestrante, orientadora profissional e de carreira.

Trabalho com atendimentos psicoterapêuticos individuais e em grupo em meu consultório particular e online.

Atendimento infantil, adolescentes, adultos e dependência química.

Orientação Psicológica online.

Administro o grupo online Desafio: Emagrecendo a Mente. 

Contatos: Fanpage: Emagrecimento em Ação

Telefone: (11) 9 8925-8110 Whatssap

Email: psicóloga.giuliana@gmail.com

Instagram: @emagrecimento_em_acao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.