Skip to main content

Como Lidar Com a Ansiedade Antes da Consulta?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Tudo que é novo para nós, traz uma carga de sentimentos um tanto confusos, como o medo e a insegurança.  Por exemplo, você decide procurar um profissional da área de saúde, um psicólogo. ansiedade antes da consulta

Você nunca foi a uma consulta com um psicólogo, você não sabe o que vai falar, sentada em frente a uma pessoa que você nunca viu, uma pessoa que você não conhece e não sabe nem mesmo como é o trabalho de um psicólogo e como esse profissional poderá te ajudar.

O que você sente? Timidez, boca seca, mãos úmidas, tensão e se cala! Não vou falar, não quero falar, você pensa! ansiedade antes da consulta

Algo está engasgado na sua garganta, impedindo-o até de respirar! Não pense que isso não acontece com as outras pessoas. Sim, acontece com todos nós! Sentimos sim esse turbilhão de sentimentos.

Ao entrar na sala, você senta na poltrona indicada pelo psicólogo e este, com sua experiência faz a leitura corporal e percebe a explosão de sentimentos que você “luta” para esconder.

Perspicaz, ele vai te deixando à vontade, deixando aflorar a empatia tão importante nessa relação.

Não basta todo o conhecimento das teorias psicológicas, todos os cursos feitos, é preciso ter amor para doar para aquele ser humano que está ali no seu consultório, porque aquela pessoa que ali está, só precisa nesse momento se sentir acolhida, amada e respeitada. ansiedade antes da consulta

Não importa que seja um homem, que seja uma mulher, que seja um idoso ou uma idosa, que seja uma criança. Não importa sua sexualidade, sua crença religiosa, sua cor, sua idade.

Essa pessoa quer ser ajudada! Então, o psicólogo naquele momento se despe de qualquer orgulho, de qualquer vaidade, e é apenas ele mesmo, verdadeiro, com ouvidos para ouvir, palavras para falar no momento certo e silenciar na hora certa. ansiedade antes da consulta

A psicologia é uma profissão divina que não faz bem somente para a pessoa que a procura e sim também para quem a exerce! A terapia pela fala faz com que a pessoa ressignifique os seus sentimentos, amplie o olhar, busque saídas, mude o foco, renasça!

Ressignificar significa “dar um novo significado, um novo sentido, transformando o pensamento ou o sentimento”.

E nesse encontro o tempo passa, uma hora de duração da consulta voa e você nem percebe, sinal que a tal ansiedade inicial desapareceu por completo.

E essa sessão prolonga-se durante toda a semana seguinte para o paciente/cliente, com a transformação do eu, através de insights que surgem de forma mais consciente   e você agora está bastante ansioso pela chegada da próxima consulta. ansiedade antes da consulta

Então, antes de qualquer coisa, devemos aceitar essa característica nossa. E vem a pergunta: O que fazer com essa tal ansiedade para que ela não atrapalhe minha vida?

Tenho algumas dicas para lidar com a ansiedade antes da consulta. 

Primeiro, faça o propósito de não se preocupar com o futuro. Nós estamos o tempo todo querendo prever o futuro, o que vai acontecer, mas para que isso?

Para estar preparado, para evitar sofrimento. No entanto é essa preocupação excessiva que nos faz sofrer, muitas vezes sem razão de ser. Vamos viver o hoje, o agora, um dia de cada vez!

Mude sua postura, deixe de lado a negatividade. A ansiedade faz com que você pense que é incapaz de lidar com as situações que possam surgir e o simples pensamento da incapacidade para lidar com isso já causa um estrago enorme, porque o medo toma conta de você. 

Aprenda a se conhecer, a descobrir do que você tem medo. Quando você perceber qual sentimento desencadeia a ansiedade, você terá controle sobre ela. ansiedade antes da consulta

Aprenda a falar sobre o que você sente. As pessoas normalmente querem demonstrar que são perfeitas, que são felizes. Quando você descobrir que erramos, que acertamos, enfim que tudo isso faz parte de um aprendizado, tudo ficará bem mais fácil.

Fale mais livremente da sua ansiedade, dos seus fantasmas, porque falando, você está enfrentando e conhecendo a si mesmo e assim esses medos vão se tornando pequenos e insignificantes. ansiedade antes da consulta

Rosânia Guimarães

Leia Também: O Que é Ansiedade? causas, sintomas e tratamentos.

RosâniaRosânia de Fátima Guimarães Coaracy Muniz, psicóloga CRP 01/11302. Atua na
clínica atendendo crianças, adolescentes e adultos e faz avaliação
neuropsicológica em Brasília/DF.

Contatos: email: rosania1.muniz@gmail.com

Fanpage: https://www.facebook.com/entendendoaansiedade [1]

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.