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como evitar o estresse

Como Evitar o Estresse? Veja 5 Dicas Simples Para Você Evitar o Estresse!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Como Evitar o Estresse?

Descansar também é preciso. Como Evitar o Estresse?

E assim como acontece com o corpo, o nosso cérebro também se desgasta quando o usamos demais.

Quem mantém uma rotina privada de tempo para fazer o que gosta, pode desenvolver distúrbios físicos e psicológicos.

Para definir melhor essa condição, o estresse ocorre quando o organismo está sempre em alerta, ou seja, libera constantemente adrenalina para o corpo.

“Horas de sono e de lazer servem para reduzir os níveis desse hormônio”, explica Leonard Verea, psiquiatra especializado em Medicina Psicossomática e em Medicina do Trabalho.

Recomendo que leia também: Mulheres Estressadas: Os Efeitos do Estresse Nas Mulheres

Mas o que exatamente é um tempo de lazer? Como Evitar o Estresse?

“É qualquer momento que se disponibiliza para atividades que se goste muito e o faça pensar fora do usual”, define Christian Barbosa, especialista em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal.

Quanto tempo devo reservar para isso? Preciso relaxar todo santo dia?

Se houvessem regras rígidas sobre quanto tempo caracteriza o tempo ideal de lazer, ele perderia todo o sentido.

“Tentar respeitar rigidamente as horas de diversão também pode impedir o relaxamento”.

Existem quatro momentos importantes em cada dia, para o trabalho, a família, o lazer e para si mesmo, e cada um deve entender como administrar isso.

A jornalista e psicologa Winifred Gallagher, em seu livro “Rapt: Attention and the Focused Life” (“Absortos: Atenção e a Vida Focada”), sugere que a aparente liberdade de escolha nos períodos de folga da atualidade é a verdadeira vilã.

Para a autora, é preciso “tratar a sua mente como se fosse um jardim particular, tendo o maior cuidado possível com o que você introduz e permite crescer ali”.

Como evitar o estresse? Ter momentos para relaxar ajuda a evitar o estresse!
Como evitar o estresse? Ter momentos para relaxar ajuda a evitar o estresse!

Como Evitar o Estresse? Essas 5 dicas irão te ajudar!

  1. Aproveite o espaço no condomínio

Se você mora em condomínio, certamente tem um espaço de lazer, que é pago pela sua taxa de condômino, sendo um excelente local para reunir amigos, para organizar um churrasco ou mesmo para brincar com seus filhos, se os tiver.

Um churrasco e um jogo de futebol servem para aliviar qualquer estresse que você tenha no trabalho ou em sua vida diária.

  1. Aproveite os programas de fidelidade Como Evitar o Estresse?

Muitas empresas oferecem programas de fidelidade que ajudam a economizar dinheiro em entradas de cinema e teatro, em livrarias, aluguel de carros e muitas outras compras.

A cada compra feita com cartão de crédito, o usuário ganha pontos que podem ser trocados por descontos.

Vale a pena conferir esses programas e economizar no lazer.

  1. Aproveite atividades gratuitas

Em muitas cidades existem atividades que são gratuitas ou bem baratas para o público em geral, como shows, exposições, peças de teatro, feiras e outros.

Fique por dentro do que é gratuito na sua cidade e aproveite. Como Evitar o Estresse?

  1. Aproveite trilhas e passeios

Em sua região deve haver, naturalmente, algum parque ou reserva florestal para curtir um final de semana ou domingo.

Aproveite para fazer uma trilha e, ao mesmo tempo que está se divertindo, também estará fazendo uma atividade física, melhorando o seu pique de energia e ganhando fôlego para o trabalho e o dia-a-dia estressante.

  1. Aproveitando a internet

Se você gosta de filmes, existem muitas plataformas que disponibilizam filmes para que você não precise sair de casa. Como o Netflix por exemplo! 

Aproveite um bom filme ou série com a sua família e se esqueça do estresse cotidiano e do trabalho.

Sempre existem opções para o lazer de forma simples e barata.

Se você tem imaginação e criatividade, certamente vai encontrar uma que lhe atenda as necessidades.

Portanto, a definição do tempo adequado vai de acordo com a sua rotina.

“Depende de cada pessoa, mas quanto mais melhor, dentro do que você precisa.

Algumas pessoas precisam de 6 horas, outras 3 horas, e algumas até 24 horas!

Tente o máximo que você puder”, ensina Christian Barbosa, especialista em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal.

Maria Elice

mariaMaria Elice Tavares L. de Olinda – CRP 01/17583. Especialista em Psicologia Hospitalar, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.  

Faz acompanhamento a gestantes especificamente em prevenção a depressão pós-parto.

Faz avaliação para cirurgia bariátrica e acompanhamento pré e pós-operatório. Atende adultos, crianças e idosos.

Clinica: Vitale Ser Psicologia. Sala 810 Ed. Taguatinga Trade Center. Taguatinga – Centro Brasilia – DF.

Contato: Tel: (61)8120-1157; Email: mariaelice@hotmail.com

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

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