Skip to main content

Tem Como Escolher a Profissão Certa Na Adolescência? Veja Aqui!

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Como Escolher a Profissão Certa

Adolescência e a escolha da profissão certa!

Olá novamente! Como Escolher a Profissão Certa

Você que acompanha a minha coluna já deve ter percebido que costumo trazer as experiências clínicas que vivencio no cotidiano como parâmetro para a minha escrita, com esse texto não será diferente.

Nas duas últimas semanas ouvi de dois pacientes algo que remete ao seguinte questionamento: Como vou escolher agora o que eu quero ser para o resto da minha vida?

Com cada um a discussão ocorreu por um viés diferente, trazendo a realidade atual de cada um. Como Escolher a Profissão Certa

Um dos pacientes encontra- se ainda no ensino fundamental, mas estuda em uma escola de tamanha exigência e que já cobra que eles vão pensando nessa decisão.

O outro já está caminhando para o segundo ano do ensino médio e já faz cursos preparatórios, então essa cobrança está mais iminente e contextualizada.

Para o primeiro coloquei que ainda terá contato com muitas áreas que ainda nem sequer sabe que existe e isso foi o suficiente para acalmá- lo. Como Escolher a Profissão Certa

Já o segundo, a conversa precisou ser mais extensa e é essa visão que lhes trago hoje.

Como Escolher a Profissão Certa Quando falamos de adolescência a palavra cobrança vem quase que em negrito e caixa alta, parece que essa palavra é sinônima de adolescência e tal qual é frequente, muitas vezes é injusta.

Como Escolher a Profissão
Como Escolher a Profissão

Quando cobramos de um adolescente que ainda nem sequer sabe o seu papel no mundo, que escolha a profissão de sua vida, parece que esquecemos completamente de lhes dizer que eles podem errar, se arrepender, começar de novo quantas vezes forem necessárias.

Calma! Como Escolher a Profissão Certa

Sei que nesse ponto se algum responsável estiver lendo devem estar achando que sou louca e que estou incentivando a tomada inconsequente de decisão e não é esse o caso.

O que ocorre é que muitas vezes nós adultos erramos e temos a oportunidade de recomeçar, de fato, algumas vezes somente tomamos uma determinada decisão pensando que se não der certo podemos voltar atrás, então porque não deixar disponível esse conceito ao seu filho, sobrinho, amigo adolescente?

Conversando com esse paciente usei a citação de um filme bem teen, a saga crepúsculo: Eclipse, onde uma das personagens enquanto oradora da turma em sua formatura no ensino médio faz um discurso inspirador, não saberia citar ao pé da letra, mas é algo mais ou menos assim:

“Quando éramos crianças e perguntávamos o que queríamos ser alguns respondiam astronauta, caubói…, no meu caso bailarina (….), mais tarde quando nos perguntaram de novo, alguns respondiam cientista, … no meu caso líder de torcida (…) Se nos perguntarem agora de novo, aqui vai a minha resposta: Quem é que sabe? (…) Agora é a hora de cometer erros, de se apaixonar uma e outra vez, de escolher filosofia, mas mudar de ideia porque sabe que não se ganha bem com isso(…)”

Era mais ou menos assim a fala dela e confesso que achei maravilhosa, que me perdoem os pais, mas sim, muitas vezes na adolescência tomamos decisões erradas em diversos departamentos, amizades, estilo de roupa, estilo de música, então como podemos afirmar que a escolha que fizermos nessa faixa de idade sobre a profissão que queremos seguir pode ser de fato assertiva?

Vejam bem, a própria psicologia oferece através da orientação profissional subsídios para que o indivíduo descubra quais áreas são mais compatíveis com seus interesses e forças.

Isso ajuda e muito, por isso mesmo deixo aqui como dica para quem precisa tomar imediatamente essa decisão.

Como Escolher a Profissão Certa Mas ainda assim não é garantia de que esse mesmo indivíduo venha a se arrepender mais tarde de sua decisão.

Como Escolher a Profissão
Como Escolher a Profissão

Eu mesma escolhi ser psicóloga quando nem tinha idade para entender bem do que se tratava.

Cresci determinada a seguir a área, ingressei na faculdade sob protestos ferrenhos dos meus pais que achavam que seria melhor se eu fosse professora… Como Escolher a Profissão Certa

Tive momentos de quase desistência, mas os momentos em que eu me apaixonava pela profissão eram infinitamente maiores e foi meu ponto de impulso para seguir em frente.

Me formei, passei por momentos financeiros que poderiam sim ter me feito desistir da profissão, mas a paixão prevaleceu.

Dentre as escolhas profissionais indicadas pra mim estavam professora, advogada, psicóloga…

Mas será que se eu tivesse escolhido uma das duas primeiras eu seria tão plenamente feliz com a profissão como eu sou hoje?

A verdade é que eu nunca vou saber, mas esse texto não é sobre não fazer escolhas e sim sobre como ter consciência de que as escolhas de hoje são mutáveis tanto quanto as escolhas de amanhã.

Que frustração, desistência, recomeços, todos esses conceitos fazem parte da vida adulta de uma forma ou outra.

E que viver os erros também são necessários, então permita- se errar se necessário for. Como Escolher a Profissão Certa

Você pai ou responsável que lê esse texto agora, você pode fazer a diferença nas escolhas de seus filhos, sobrinhos, amigos adolescentes sim!

Mas não simplesmente dizendo a eles o que devem ou não escolher ou fazer e sim dizendo a eles um pouco da sua experiência, de como foram pautadas as suas escolhas.

Se você errou assuma seus erros e o que aprendeu com eles, se acertou de primeira divida com ele o que o levou a esse acerto.

Mas procure não colocar as coisas a ferro e fogo, pois más escolhas também fazem parte da vida.

Para concluir esse bate papo de hoje, deixo aqui a minha compreensão de que as coisas não são simples.

Como Escolher a Profissão Certa As escolhas quase nunca são fáceis de fazer, porém só uma pessoa é responsável pelas suas escolhas, sejam elas boas ou más, portanto não abra mão de ser o protagonista de sua própria vida!

Como Escolher a Profissão
Como Escolher a Profissão

Peça ajuda se necessário, mas não se abstenha de escolher por medo de escolher errado, pois por algumas lindas vezes o caminho errado será aquele que irá nos indicar qual é o caminho certo.

Muito obrigada por mais esse bate-papo em busca de desvendar a adolescência e encontro-me à disposição para tirar qualquer dúvida que esse texto possa ter deixado.

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro.

Recomendo que você leia também: Por Que Meus Pais Não Me Entendem? Se Você é Adolescente Leia Esse Artigo!

Ellen Moraes

Ellen de Oliveira Moraes Senra – CRP 05/42764

Psicóloga especialista em Terapia  Cognitivo Comportamental, autora do livro digital Adolescer sem Vacilo: Compreendendo o Universo Adolescente

Experiência no atendimento clínico a Crianças e Adolescentes individual ou em grupo.

Contatos: Tel/Whatsapp (21)97502-4033

Email: ellenmsenra@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.