Skip to main content
Como Emagrecer Com Saúde

Como Emagrecer Com Saúde? Controlando Suas Emoções!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Como Emagrecer Com Saúde

Emagrecer é muito mais do que ver os ponteiros da balança mexer, emagrecer é uma mudança que fazemos de dentro para fora, uma mudança comportamental.

Temos antes de tudo que “emagrecer” a mente para que consigamos reeducar e mudar nossos hábitos e pensamentos, enquanto isso não estiver claro, será uma luta em vão.

Emagrecer é algo que vai muito além da famosa frase: “Vou fazer dieta e me exercitar”. Como Emagrecer Com Saúde

Emagrecer definitivamente é algo que precisamos trabalhar primeiro em nossas mentes, porque do contrário, viveremos no efeito sanfona para sempre, engordando e emagrecendo incansavelmente.

E muitas vezes por conta desse efeito sanfona abrimos mão de nossas metas, de nossos objetivos, de nossos sonhos. Como Emagrecer Com Saúde

Como Emagrecer Com Saúde Na maior parte dos casosquem tem problema com a balança come por emoção.

Como Emagrecer Com Saúde
Como Emagrecer Com Saúde

Seja por estar triste, estar feliz, estar entediado, muito atarefado, ansioso, depressivo, amando, se separando, pressionado ou sem nada pra fazer.

Tudo é motivo pra comer e comer muito! Como Emagrecer Com Saúde

Mas, quando essa pessoa quer emagrecer e se restringe de comer isso ou aquilo, no primeiro obstáculo da vida ou momento diferente, ela joga tudo para o alto e volta a comer por emoção.

Muitas vezes não sabemos lidar com nossas emoções quando estamos em um processo de emagrecimento e o que fazer quando esse descontrole emocional aparecer?

Primeiramente ter a ciência que está fazendo isso por você e por mais ninguém, emagrecer deve ser uma escolha sua, jamais imposta por alguém.

Isso é essencial para o sucesso de quem deseja emagrecer de forma saudável, pressões e cobranças podem desestruturar o andamento deste processo.

Em segundo lugar parar de darmos desculpas a nós mesmos, um dos maiores bloqueios psicológicos para emagrecer é a ideia de que simplesmente não se tem tempo para se exercitar e/ou se alimentar de forma adequada.

Uma coisa que eu sempre comento é que temos tempo para tudo àquilo que damos prioridade.

Infelizmente dizer isto não basta, pois quem quer dar desculpas ao seu próprio psicológico sempre terá uma prioridade maior.

Sempre teremos problemas! Como Emagrecer Com Saúde

Como Emagrecer Com Saúde Não adianta acharmos que depois que decidimos emagrecer tudo vai girar ao nosso favor e que não teremos mais problemas, mas precisamos aprender a lidar com alguns desafios de nossas vidas sem termos que descontar tudo que ocorrer na comida.

Como Emagrecer Com Saúde
Como Emagrecer Com Saúde

Teremos sim muitos conflitos, mas nós não precisamos atacar a geladeira toda vez que nos chateamos, basta prestar mais atenção no que se esta sentindo, no que esta passando naquele momento e utilizar cada sentimento como um impulsionador.

Pense no quanto ficará feliz em comer certinho durante um dia todo, que não valerá a pena estragar isso, como ficará caso fure o que planejou, procure se distrair com um livro, um copo de água, TV, Internet ou qualquer coisa que te tire do foco comida e te dê prazer.

Depois da distração, foque em buscar soluções para seu problema e não ao contrário e use suas emoções como impulsos para a resolução dos mesmos, independente do que seja.

O sobrepeso e a obesidade são resultado de vários fatores: genéticos, biológicos, nutricionais e principalmente psicológicos. Como Emagrecer Com Saúde

O emocional pode ter papel tão decisivo quanto à genética, que leva a pessoa a comer mais, funcionando como autêntico obstáculo à perda de peso e à aderência a um programa de emagrecimento. 

São vários os problemas psicológicos que podem provocar o aumento de peso ou impedir que a pessoa emagreça:

Compulsão alimentar Como Emagrecer Com Saúde

faz com que a pessoa coma não por fome ou prazer, mas por ansiedade, apressadamente, ingerindo grandes quantidades de comida em curto período de tempo.

Depois, sente-se culpada ou arrependida.

Muitas vezes, os portadores desta compulsão estão em uma dieta personalizada, equilibrada e saborosa, mas, repentinamente, começam a comer sem controle, muito depressa e às escondidas e só param quando estão empanturrados, cansados ou com mal estar.

Aí vem o arrependimento, mais ansiedade e o final de mais uma dieta.

Se a compulsão estiver presente e não for tratada, inviabilizará todos os esforços de emagrecimento.

Depressão 

Afeta o indivíduo como um todo. Como Emagrecer Com Saúde

Quem está deprimido apresenta, entre outros sintomas, alteração no comportamento alimentar, que pode levar ao ganho de peso.

Ele fica sem motivação para a dieta, pessimista e se autodeprecia.

Quando a depressão está presente em algum grau no candidato a emagrecimento, deve ser tratada prioritariamente.

Ansiedade Como Emagrecer Com Saúde

É a vilã número um das dietas alimentares.

Apresenta-se em diversas formas: pânico, fobia social, ansiedade generalizada, agorafobia, estresse pós-traumático, fobias específicas, entre outras.

Pessoas tensas, excessivamente preocupadas, com pânico ou medos diversos podem buscar no alimento um remédio para seus males, para um estado interno de desconforto indefinido.

Hoje, as formas clínicas de ansiedade são conhecidas, pesquisadas, e seu tratamento tem bom prognóstico.

É mais fácil tratar a ansiedade do que os males dela decorrentes.

Estresse

É comprovado que o estresse tem influência sobre o peso corporal, seja pelo aumento do cortisol circulante no sangue ou da quantidade de alimento ingerida, que passa a atuar como mecanismo antiestresse. Como Emagrecer Com Saúde

Impulsividade

Pessoas que não conseguem adiar a gratificação imediata de um impulso, comer é gratificante em curtíssimo prazo, emagrecimento em médio prazo, são mais vulneráveis a sabotarem a dieta.

Dificuldades Sexuais Como Emagrecer Com Saúde

Conjugais ou Afetivas, é sempre importante verificar o que se esconde por trás de uma obesidade ou excesso de peso.

A gordura pode servir como escudo para evitar relacionamentos, não assumir a própria sexualidade ou mesmo como forma de rebelião passiva a situações conjugais conflituosas.

Problemas de Relacionamentos

Algumas pessoas têm dificuldades de relacionamento familiar, conjugal, namoro, social (timidez excessiva, agressividade social, baixa qualidade de vida social) podem levar a pessoa a atacar o prato de comida ou não.

Além das doenças relacionadas ao sobrepeso, como pressão alta, diabetes, doenças do coração e infarto, os efeitos emocionais também são preocupantes, mas mudar a forma de se alimentar envolve questões físicas e emocionais – difíceis de modificar e o principal responsável pelo fracasso das dietas.

Comer de forma excessiva motivado pelos sentimentos faz mal à saúde, quando os sentimentos afetam nosso estômago na hora de comer, fazendo com que a ansiedade, a raiva, a tristeza, aumentem nosso apetite, é preciso tomar alguns cuidado.

Isso porque, comer levado pelos sentimentos pode trazer sérios riscos para a saúde.

Diante de diversas situações sempre buscamos encontrar uma saída para o sentimento de ansiedade, muitas pessoas acabam cometendo excessos alimentares como busca inconsciente, para amenizar sensações desagradáveis, tais como: cansaço, stress, solidão, tristeza, raiva, gerando um quadro de sobrepeso e até obesidade.

Como Emagrecer Com Saúde Quando problemas psicológicos estão presentes, sejam eles causa ou efeito, dificultam ou inviabilizam a perda de peso.

Por isso, devem ser tratados conjuntamente.

Na maioria dos casos, são problemas que podem ser superados, desde que seja feita uma abordagem psicológica adequada.

Caso contrário, põem em xeque os mais competentes programas de emagrecimento e os mais sinceros propósitos de pessoas que sabem o que fazer, mas não conseguem realizar o que deveriam.

Recomendo que você leia também: Reeducação Mental: Usando o Poder da Mente Para Emagrecer!

Giuliana Ghiraldello CRP 06/129.394,  Psicóloga Clínica, idealizadora do Emagrecimento em Ação.

Consultora em emagrecimento, palestrante, orientadora profissional e de carreira.

Trabalho com atendimentos psicoterapêuticos individuais e em grupo em meu consultório particular e online.

Atendimento infantil, adolescentes, adultos e dependência química.

Orientação Psicológica online.

Administro o grupo online – Desafio: Emagrecendo a Mente e Desafio 21 Semanas – Emagrecimento em Ação

Contatos: Fanpage: Emagrecimento em Ação

Contatos: Fanpage: https://www.facebook.com/PsicologaGiulianaGhiraldello

Telefone: (11) 9 8925-8110 Whatssap

Email: psicóloga.giuliana@gmail.com

Instagram: @emagrecimento_em_acao

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.