Como Aliviar o Estresse
Como Aliviar o Estresse
Um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que o estresse, em suas mais variadas formas, atinge cerca de 90% da população global.
De acordo com Gláucio Luiz Bachmann Alves, psiquiatra e psicoterapeuta, doutor em Medicina pela Universidade de Genebra e especialista em clínica médica, os maiores estresses que o ser humano pode sofrer são o abandono e os conflitos emocionais crônicos.
Eles podem acontecer no matrimônio ou no ambiente de trabalho e estão relacionados à hostilidade manifesta ou contida e à frieza emocional ou à indiferença.
Não precisa ser amor de namorado. Amor de amigo basta. Na verdade, você nem precisa estar diretamente envolvido. Como Aliviar o Estresse
Basta assistir a uma troca de carinhos para seu estresse ir lá para baixo.
Foi o que aconteceu com as 42 pessoas convidadas por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra.
Eles tiveram os cérebros escaneados enquanto viam imagens de pessoas demonstrando sinais claros de afeto e amor.
Em seguida, olharam para fotos de homens e mulheres com expressões raivosas – parte dos participantes só participou dessa segunda parte do experimento.
Entre os dois grupos, houve uma diferença importante: as amígdalas (região do cérebro responsável pelas emoções, como medo, e pelas reações ao estresse) de quem havia visto as imagens de carinho não reagiram aos rostos raivosos das fotos.
Já os outros, mostraram sinais leves de alerta e estresse.
Segundo a pesquisa, ser lembrado sobre sentimentos de amor reduz a sensibilidade do cérebro frente a pequenas ameaças.
E, por isso, pode permitir a ele funcionar ainda melhor em situações realmente estressantes.
Recomendo que você leia também: Estresse no Relacionamento: 6 Dicas Para Saber Como Lidar!
Viu só como é fácil ficar menos estressado? Como Aliviar o Estresse
Onde há a presença amorosa, a educação construtiva, onde as regras são ensinadas com amor e firmeza, existe boa saúde, bom desenvolvimento do sistema nervoso e crescimento adequado.
VAMOS CULTIVAR O AMOR DENTRO DE NÓS. Como Aliviar o Estresse
O grande erro da humanidade é esperar sempre pelo outro.
“Se ninguém me ama como vou me amar?”.
Como Aliviar o Estresse?
- Procure, cultivar bons pensamentos.
- Seja otimista.
- Busque olhar sempre o melhor e mais positivo de todas as situações.
- Valorize suas tarefas e suas habilidades. (não espere por elogios.)
- Se permita ter prazer: busque atividades que te agrade e te faça bem.
- Se permita viver, amar e expressar seus sentimentos as pessoas mais próximas, seja pai, mãe, irmão; ou mesmo um amigo.
- Sinta cada momento como se fosse o único de sua vida, perceba a presença do ar que respira, do alimento que te sacia e das coisas materiais que possui. Agradeça a cada uma delas.
Quando as pessoas se afastam disso, de sua essência, elas adoecem mais (qualquer doença), não tem bom aproveitamento escolar ou laboral, tem tendências a usar álcool e drogas, não conseguem se relacionar bem com os pares, entre outros males.
Todos precisam ser tocados, olhar nos olhos, assim como os recém-nascidos.

Segundo o professor da Universidade de Derby, na Inglaterra, Paul Gilbert, criador da terapia focada na compaixão, o pior de todos os estresses do bebê é não ser tocado o suficiente ou ser tocado de uma maneira tensa ou grosseira.
Por quê? Porque todos os sistemas orgânicos do ser humano respondem ao toque suave, ao reforço da segurança, a presença tranquilizadora; e respondem a isso se desenvolvendo bem.
O contrário também acontece: os órgãos e sistemas do corpo humano e a própria mente adoecem se o bebê ou criança é mantida isolada, sozinha ou maltratada.
Portanto, vamos amar mais, primeiramente a si mesmo. Como Aliviar o Estresse
A cada momento do dia-a-dia relembre disso.
Surgirão em previstos, desgostos, tristezas, isso faz parte de nosso processo; mais somos mais fortes e capazes de superação.
Para isso deixo a dica cultive plenamente a sua vida interior, plantando harmonia, pensamentos positivos e sempre se valorizando no que tem de melhor em suas virtudes.
Maria Elice
[thrive_leads id=’498′]
Maria Elice Tavares L. de Olinda – CRP 01/17583. Especialista em Psicologia Hospitalar, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.
Faz acompanhamento a gestantes especificamente em prevenção a depressão pós-parto.
Faz avaliação para cirurgia bariátrica e acompanhamento pré e pós-operatório. Atende adultos, crianças e idosos.
Clinica: Vitale Ser Psicologia. Sala 810 Ed. Taguatinga Trade Center. Taguatinga – Centro Brasilia – DF.
Contato: Tel: (61)8120-1157; Email: mariaelice@hotmail.com