Skip to main content
causas da depressão

Você Sabia Que a Dor Pode Ser Uma Das Causas da Depressão?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Causas da Depressão

Que a dor gera um incômodo físico e emocional todos sabem, mas, compreender que a dor pode desenvolver uma forte relação com a Depressão, talvez seja novidade.

A dor é um estímulo de alerta natural do nosso organismo e está relacionado a questão da preservação da vida.

É a maneira ou a linguagem que o corpo usa para informar e gerar a consciência de que ele não está indo muito bem e alertar que algo necessita ser feito para sua sobrevivência. Causas da Depressão

O grau de desconforto, a percepção e a consciência da dor é completamente subjetiva e depende de todo o histórico de comportamentos e experiências ao longo da vida do sujeito frente às ameaças reais ou potenciais de estímulos dolorosos.

Causas da Depressão A dor é uma das principais causas de busca por assistência médica nos centros hospitalares e clínicas, e também é uma das condições que causam mais perdas de rendimento e produtividade, assim como a perda do emprego, na sociedade.

causas da depressão
causas da depressão

Existem basicamente dois tipos de dor: Causas da Depressão

  • Dor aguda – aquela que diminui a medida em que a lesão ou ferimento cicatriza ou cura, o que pode ocorrer em poucos dias ou semanas e tem a função de sinalizar a respeito de um dano real ao organismo.
  • Dor crônica é persistente, sua duração vai além do tempo de cura que se espera e não tem relação direta ou necessariamente a um ferimento, por exemplo.

A dor crônica envolve características biológicas, assim como influências socioeconômicas, emocionais e de cognição (pensamento) (Souza, 2013), sendo esta a razão de se ter uma particularidade pessoal no processamento e sensação da dor em cada indivíduo.

Os dados demográficos nos mostram que a Dor crônica atinge mais as mulheres do que os homens, porém a população geriátrica tem um potencial maior para desenvolver condições relacionadas a dor e com isso vivenciar algumas limitações físicas, perda da qualidade de vida e da sua funcionalidade.

As nossas emoções interferem diretamente na transmissão e na  intensidade da dor, assim como em seus mecanismos. Causas da Depressão

A dor não é um critério diagnóstico da Depressão, mas é muito comum o paciente depressivo sinalizar dores pelo corpo, como na cabeça, nas costas, ombros, pescoço, entretanto as características e os sintomas depressivos normalmente recebem pouca atenção quando a dor está presente, e a Depressão acaba sendo deixada de lado.

De fato, uma pessoa que sofre com dor crônica pode vir a experimentar uma série de dificuldades e perdas em sua vida laboral, social, familiar, econômica, emocional, etc.

Causas da Depressão E esta condição da perda ou diminuição de sua funcionalidade é que pode vir a desencadear um quadro Depressivo.

Causas da depressão
Causas da depressão

Em alguns casos, a depressão já está instalada quando o quadro de dor crônica é diagnosticado.

Esta compreensão sugere que há uma relação quase que direta entre as duas, já que uma pode tornar pior a condição da outra.

Ou seja: O transtorno depressivo pode agravar a percepção da dor, assim como a dor, pode favorecer a piora ou surgimento do quadro depressivo.

A Depressão, como já falamos em artigos anteriores, apresenta em casos mais graves o risco de suicídio, mas quando o paciente tem uma condição de dor crônica junto com o Transtorno Depressivo, o índice de tentativas e suicídio podem vir a triplicar.

Ou seja, a chance de uma pessoa cometer ou tentar suicídio aumenta três vezes mais quando há uma condição de dor crônica e depressão relacionada. Causas da Depressão

O aspecto emocional que envolve a dor tem um papel muito importante no que diz respeito a sua capacidade de aumentar a experiência dolorosa do indivíduo.

Sendo assim, as reações emocionais presentes podem vir a aumentar ou diminuir a duração da dor e alterar a percepção desta, assim como influenciar em todo o equilíbrio psicológico do indivíduo, e não somente dele, mas também das pessoas nos ambientes em que convive.

Causas da Depressão No tratamento da dor associada a depressão, considera-se a importância do acompanhamento individualizado e integral para cada paciente, e este deve englobar a farmacologia, a Psicologia e o trabalho social, e outros profissionais da saúde.

No que se refere aos medicamentos, um médico qualificado poderá avaliar a condição geral do paciente e fazer a indicação da medicação adequada a cada caso, considerando não somente a intensidade da dor, mas também outras comorbidades (outras doenças), assim como os riscos envolvidos e o benefícios do tratamento.

Já no que se refere ao acompanhamento psicológico, leva-se em consideração toda a experiência subjetiva do paciente em relação à dor, as dificuldades enfrentadas, o seu estado de humor, as perdas e incapacidades originadas, a repercussão e o suporte familiar, tendo como objetivo, lidar com a realidade e desenvolver novas formas de enfrentamento.

É muito importante que nestes casos tanto o paciente quanto os familiares sejam psicoeducados quanto ao quadro clínico de Dor crônica e sobre os mecanismos de Depressão para que possam compreender a relação entre as duas condições e assim desenvolver algumas estratégias de condução e cuidados diários com este paciente.

Além disso, os familiares e cuidadores também necessitam de apoio psicológico e emocional, já que lidam diretamente com as variações de humor do paciente, podendo também serem afetados emocionalmente.

Causas da Depressão O suporte social tem grande relevância nestes contextos, visto que como foi abordado mais acima, a dor crônica tende a levar o paciente ao isolamento social, perda do trabalho, diminuição de sua funcionalidade e produtividade, e estes fatores se tornam potenciais para o desenvolvimento ou piora do quadro Depressivo.

Talvez o paciente não possa mais desenvolver as atividades que realizava anteriormente, mas se possível for, incluí-lo em outras atividades que o faça sentir-se produtivo e ativo, que possibilite o convívio social, a troca de saberes e experiências, podem aumentar sua autoestima e melhorar a percepção de si próprio diante do das outras pessoas e da sociedade como um todo.

Tirar o foco da Dor Crônica e da Depressão, podem facilitar o manejo das emoções, além de serem muito importantes para o alcance de melhores resultados no tratamento, na melhoria da qualidade de vida e bem-estar.

Recomendo que você leia também: Como Ajudar Uma Pessoa Com Depressão?

Com carinho,

Gracy Ramos

Gracy Ramos da S. Nakakura | CRP 01/17360.

Psicóloga Clínica, palestrante, atua com atendimento infantil, de adultos e idosos, com base na Terapia Cognitivo-Comportamental e atendimento Psicopedagógico.

Realiza acompanhamento e Orientação para Pais e Educadores.

Avaliação psicológica e para Cirurgia Bariátrica (pré e pós-operatório).

Já atuou com grupo de pré-adoção em parceria com a 1ª VIJ/DF e com grupo de pais agressores em cumprimento de medidas alternativas pelo MPDFT/TJDF em Samambaia/DF.

Idealizadora do Projeto Conversações Psi –  www.facebook.com/conversacoespsi

Contatos: Consultório – C1 lote 1/13,  8º andar – Sala 810 –  ED. Taguatinga Trade Center – Taguatinga Centro/DF

Telefone: 61 – 981151928 (Whatsapp)

Instagram: @psigracy.rsnakakura

E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.