Skip to main content
casamento feliz

Casamento Feliz: Saiba o Que Fazer Para o Seu Casamento dar Certo!

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Casamento Feliz

Casamento! Palavra bonita, que simboliza a união de duas pessoas que se amam e desejam viver felizes para sempre. Casamento Feliz

Geralmente é construído a partir de ideais presentes lá na infância, incentivado pela sociedade, inserido na cultura, reforçado pela mídia e muito sonhado pela família.

Quem não deseja ver seu filho ou filha casando, formando uma família  e sendo feliz para sempre? Casamento Feliz

Até aí tudo é muito bonito, só tem um detalhe: ninguém nasce sabendo como é ser um cônjuge, viver com outro cônjuge e manter um casamento saudável e ser feliz para sempre. 

Os casais não são preparados para enfrentar de forma resiliente os desapontamentos, atritos e frustrações. Casamento Feliz Casamento Feliz

Existem cursinhos de casais, livros de auto-ajuda , entre outros recursos educativos, porém somente na prática é que se aprende como  melhor lidar com os desafios.

Lamentavelmente o amor por si só não é suficiente para manter um casamento, pois existem  fortes estressores capazes de interferir negativamente na relação e aos poucos dissolver o sentimento ,  como por exemplo:

  • a falta de admiração,
  • perda da intimidade,
  • grandes diferenças entre o casal, 
  • constantes decepções, 
  • quebra da idealização (quanto maior a idealização inicial maior será a queda),
  • acúmulos de frustrações, desentendimentos freqüentes ,
  • problemas não resolvidos
  • e a ausência ou deficiência na comunicação.

Leia Também: Infidelidade no Casamento: A Dor da Traição

A maioria dos cônjuges  sente-se  despreparados para lidar com os problemas e conflitos presentes no dia a dia.

A idealização cedo ou tarde desaparece cedendo lugar para os desentendimentos que se não forem bem manejados, resultam na  rivalidade e intranquilidade conjugal . 

A dificuldade de entendimento leva o casal a mergulhar no desapontamento e na desesperança.

Mas o que é preciso para que um casal se entenda? Casamento Feliz

No casamento, ambos os cônjuges precisam estabelecer uma comunicação positiva para que a relação seja construída com base no entendimento.

A dificuldade na comunicação é um dos principais fatores que levam o casal ao desentendimento e afastamento. 

Um casal que não sabe ou não consegue se comunicar, não se entende, não entra em acordo , não cede, não flexibiliza, não se escuta, não empatiza e um não compreende o outro. Casamento Feliz

A falta de comunicação gera tensão, favorece a hostilidade, faz com que o casal se afaste e  passe a se culpar mutuamente deixando de pensar no conflito como algo que pode ser resolvido. 

O foco passa a ser no que está errado e não no que funciona e deve ser cultivado para manter a relação. Casamento Feliz

A falta ou ausência de comunicação impede a circulação de importantes ingredientes necessários para o alimento da relação como:

  • aproximação, 
  • intimidade, 
  • compreensão,
  • companheirismo,
  • aceitação
  • e apoio. 

Até o sexo pode ser afetado quando a comunicação do casal é deficiente. Quando me refiro  a comunicação, não é somente o ato de ouvir e falar, mas também a interação entre duas pessoas que inclui além da fala e escuta:

  • comunicar sentimentos, 
  • agrados,
  • desagrados,
  • compartilhar coisas boas e ruins,
  • concordar,
  • ceder,
  • flexibilizar,
  • entrar em acordo,
  • apoiar,
  • empatizar,
  • perceber,
  • aconselhar,
  • questionar
  • e até mesmo “jogar conversa fora”.

A comunicação deve circular livremente abrangendo todos os assuntos que envolvem a vida a dois, desde questões do dia a dia, projetos futuros,  família, educação dos filhos, saúde, dinheiro , sexo, até problemas graves. Casamento Feliz

casamento feliz
Casamento Feliz: a comunicação e o diálogo são essenciais para um casamento feliz!

Quanto maior é a intimidade entre o casal, mais fácil será a comunicação sexual e financeira.

A maioria dos casais apresenta dificuldades para abordar assuntos referentes a estas duas áreas, portanto, é  possível inferir que a intimidade também é um fator que pode aproximar ou afastar o casal.

Leia Também: Fim do Casamento? Saiba Qual a Melhor Forma de Lidar!

Com a falta de entendimento, muitas vezes a cegueira e surdez conjugal, impedem os cônjuges de avaliar as situações de forma realista e racional, subestimando os pontos positivos e supervalorizando os negativos.

A cegueira e surdez conjugal se formam através de interpretações errôneas, percepções tendenciosas,  pensamentos distorcidos e comunicação falha .

Ao julgarmos mal, nos comunicamos  mal, ou seja, o foco fica inteiramente voltado para o negativo e dificilmente nestas horas é possível exercitar a racionalidade para que a realidade possa ser levada em conta. Casamento Feliz

A  percepção e o pensamento são filtrados e a pessoa  fecha os olhos e ouvidos para qualquer outra informação que vá contra a sua teoria.

O casal é levado à visão distorcida um do outro, através de interpretações equivocadas em relação ao que o outro diz ou faz.

Uma boa pergunta seria: Por que o negativo precisa sempre predominar? Não é questão de negativo e sim do mundo interno que cada um carrega dentro de si, responsável pela ativação dos pensamentos distorcidos que causam a cegueira da realidade. Casamento Feliz

Pensamos, sentimos e nos comportamos de acordo com nossos registros, experiências armazenadas, internalizações  e conceitos pré formados. 

O casamento é o alvo das projeções, inferências e interpretações por parte dos cônjuges a partir de seus mundos internos.

Desentendimentos repetitivos, freqüentes e não resolvidos resultam em tensão conjugal , acúmulo de mágoas e conseqüentemente raiva, entre outros afetos negativos que correm os alicerces do casamento. Casamento Feliz

Entre as  técnicas  utilizadas na terapia de casal estão a clarificação dos pensamentos e o  treinamento na comunicação transparente, realista, racional e livre de distorções, objetivando impedir a formação ou manutenção dos desentendimentos.

Um dos primeiros passos para o entendimento mútuo é sem dúvida a comunicação positiva e o reconhecimento de que na maioria das vezes os problemas no casamento não decorrem da incompatibilidade conjugal e sim nos problemas de comunicação que levam a falta de entendimento,  afastamento e má interpretação dos fatos. Casamento Feliz

Cabe ao casal a responsabilidade  de ajustar o relacionamento na busca de entendimento através da aproximação, do resgate da intimidade e de  uma boa comunicação, sem ataques e condutas defensivas.

Não existe  culpado, certo ou errado e sim duas pessoas que precisam encontrar formas de cultivar e  manter saudável uma relação que um dia desejaram viver felizes para sempre. Casamento Feliz

Vanessa Ebeling

casamento feliz Vanessa Ebeling, Psicóloga – CRP 07/19327. Especialista em Psicoterapia Clínica – Técnicas Integradas. Especialista em Terapia de Casal e Sexualidade ( em formação). Atua como psicóloga clínica, consultora e supervisora em consultório particular.

Contato: psicóloga@vanessaebeling.com.br

www.vanessaebeling.com.br

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.