Skip to main content

Casamento Dos Sonhos: Saiba Como Manter Uma Boa Relação!

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Casamento dos Sonhos

Um dos maiores desafios no casamento é a prevenção do desgaste e desajuste da relação ao longo do tempo. Casamento dos Sonhos

Um casamento desgastado, desajustado e problemático, geralmente  causa bastante tensão e sofrimento na vida dos casais e filhos, pois caminha junto com a insatisfação, frustração e idéias de separação. 

Leia Também: Casamento Feliz: Saiba o Que Fazer Para o Seu Casamento dar Certo!

É uma atmosfera negativa que acaba desencadeando um ciclo vicioso na vida conjugal.  Muito dificilmente os casais investem na construção e cultivo de uma relação satisfatória e nos dribles necessários para manter acesa a chama do amor.

As pessoas geralmente se casam com base na paixão, empolgação  e no pacto idealizado pré nupcial, com a convicção de que o relacionamento se encaminhará para um lugar seguro e protegido.

O piloto automático é ligado e muitas vezes o casal nem percebe para aonde de fato está indo a relação. Casamento dos Sonhos

A rotina conduz o casamento para uma zona de indiferença, cansaço, desgaste, apatia e às vezes até ao afastamento.

É impossível fugir da rotina, porém com um pouco de atenção à relação é possível lidar com esta vilã de forma criativa e positiva, sem que ela seja a responsável pela maioria dos desentendimentos e separações.

É muito fácil inclusive culpar a rotina, sem que seja questionado o que o casal faz para a relação não ser seriamente afetada.   Casamento dos Sonhos

A verdade é que a  felicidade e manutenção do casamento não está nas mãos do destino, portanto requer investimento, cuidado e atenção por parte do casal. Casamento dos Sonhos

A possibilidade do casal ser feliz é diretamente proporcional aos esforços que ambos realizam para que isso seja concretizado. 

É indispensável o cultivo da harmonia, cumplicidade, tolerância, intimidade, entendimento mútuo, carinho, respeito, comprometimento e companheirismo.

Entre os elementos chaves que também influenciam na efetividade do casamento está o sexo, dialogo, a admiração, afinidades, manejo das diferenças, cultivo do momento a dois, lazer e planos futuros.

Uma comunicação aberta e direta é um importante recurso capaz de preservar a relação a dois.

Apesar de ser um recurso básico e simples, muitos casais apresentam problemas crônicos, conflitos e desentendimentos repetitivos por problemas de comunicação.

São casais que ao invés de investir na comunicação eficiente, lutam com todas as forças para convencer o outro da sua razão, ou pior, quando um ( ou ambos ) desiste de se expressar ou se fazer entender. Casamento dos Sonhos

Pela dificuldade na comunicação os casais são levados a desistência um do outro e da própria relação. São casos em que a comunicação é deficiente , inexistente ou inadequada.

Como conseqüências aparecem os afetos negativos e as insatisfações que resultam em condutas defensivas ou de ataque ao outro, silêncio, afastamento, entre outros comportamentos que contribuem para o desgaste do relacionamento.

Quanto mais fortalecido o sistema casal, mais imune a relação será contra os picos de desequilíbrio, períodos de  crises e estressores externos.  Casamento dos Sonhos

casamento dos sonhos
Casamento dos sonhos: Quanto mais fortalecido for o casal, mais imune será contra o desequilíbrio e os períodos de crise!

Logicamente a dinâmica da relação é influenciada pela personalidade , tipo de humor e ansiedades  de cada cônjuge.

Neste caso é importante que cada  um possa se conhecer e trabalhar as questões pessoais que afetam negativamente a relação.

Outra questão bastante importante  é a capacidade de diferenciação das famílias de origem, para disponibilidade por parte do casal na formação da nova família. Quanto mais diferenciado da família de origem, maior será a autonomia e independência emocional.

Uma pessoa que leva para a relação conjugal suas carências relaciona-se conforme suas necessidades emocionais, sobrecarregando o cônjuge e o casamento.  

É importante um espaço para que circule a privacidade, independência e autonomia de cada cônjuge.

Pensando em prevenção dos desgastes, desajustes e possibilidade de separação, o sexo ocupa um lugar bastante importante na vida do casal. Casamento dos Sonhos

Uma vida sexual ativa e satisfatória representa uma das principais bases do relacionamento positivo. As dificuldades sexuais se encontram entre as causas mais comuns dos desajustes. Ou a falta de sexo leva ao desajuste ou vice e versa.

A questão é que dificilmente um  casamento que vai mal, tem uma vida sexual ativa e satisfatória.  O sexo  é um importante termômetro que denuncia a qualidade da relação, uma vez que o casamento é constituído do aspecto afetivo e sexual. 

Amor e desejo são  fundamentais para o sustento da relação. Através deste par, conseqüentemente já são cultivadas as questões de intimidade, troca afetiva, aproximação e cumplicidade.

A disposição afetiva do individuo adulto para manter um casamento duradouro depende da disponibilidade e capacidade de cada um  para construir uma relação na qual existe reciprocidade afetiva e sexual. Casamento dos Sonhos

A estabilidade do relacionamento conjugal tem relação direta com o investimento mutuo e da maturidade atingida por parte de ambos, capaz de  manter o equilíbrio perante o cotidiano, rotina, mudanças e os inevitáveis problemas que surgem ao longo da vida.

Leia Também: Fim do Casamento? Saiba Qual a Melhor Forma de Lidar!

Não existe relação perfeita e nem ideal. O que existe é uma relação com possibilidades de se desenvolver de forma consistente e positiva. 

Muitas vezes o casal anda na contra mão e ao invés de cultivar estes importantes elementos, se prende na luta do poder, na competição, no egoísmo das necessidades emocionais de cada um, ciúmes,  desconfiança, diferenças, mágoas, insatisfações e frustrações.

O investimento no relacionamento deve ser um processo contínuo, através do cultivo daquilo que ele mais precisa para manter-se vivo e saudável. Para você ter o seu casamento dos sonhos!

Vanessa Ebeling,

vanessaVanessa Ebeling, Psicóloga – CRP 07/19327. Especialista em Psicoterapia Clínica – Técnicas Integradas. Especialista em Terapia de Casal e Sexualidade ( em formação). Atua como psicóloga clínica, consultora e supervisora em consultório particular.

Contato: psicóloga@vanessaebeling.com.br

www.vanessaebeling.com.br

Compartilhe esse artigo!

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.