Como captar pacientes com marketing de conteúdo

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Há diversas estratégias interessantes das quais o psicólogo pode lançar mão para captar pacientes, e o marketing de conteúdo é uma delas. Para aproveitar ao máximo a ferramenta, leia o texto a seguir.

 

Estratégia eficaz de captação de público

 

O marketing de conteúdo, quando bem aplicado, é um método que pode trazer resultados imediatos, mas geralmente a melhoria acontece de três a seis meses do início de sua aplicação.

 

A ferramenta pode trazer resultados mais rápidos especialmente quando o conteúdo é direcionado àquele paciente que já está interessado em marcar uma consulta com sua clínica, ou seja, pode ser o empurrãozinho que faltava para a tomada de decisão.

 

Pelo contrário, para alguns pode ser mais demorado, quando se começa desde o despertar do interesse, mas o resultado pode ser igualmente compensador.

 

Como acontece a captação de pacientes

 

Você pode se perguntar: por que o marketing de conteúdo é eficaz? Como acontece a captação de clientes pela estratégia?

 

A jornada de um comprador, no caso, do seu serviço, passa por três etapas: conscientização, consideração e decisão. Em cada fase você pode conseguir leads, isto é, informações que podem ser valiosas para a captação de um paciente: e-mail e/ou telefone.

 

Na etapa de conscientização, o psicólogo pode captar pacientes quando a pessoa entende que tem algo que precisa ser resolvido (dor, necessidade). O indivíduo procura informações para a solução do seu problema na internet, e pode encontrar o seu blog, site ou página de redes sociais.

 

Após conscientizar-se de sua situação, a pessoa procura mais dados sobre o assunto, que pode ser aquele material digital que você disponibilizou. Aí você consegue seu e-mail em troca da oferta do e-book grátis.

 

Em seguida, temos a consideração. A pessoa já sabe que tem algo a ser resolvido e descobriu quem pode resolver a sua situação. É o momento de você despertar ainda mais o interesse, a confiança, para que o indivíduo reconheça que se tem alguém que pode ajudar a resolver o problema, é você.

 

Seu material digital é de qualidade, você se mostrou autoridade no segmento e informações impecáveis sobre seu espaço de atendimento presencial ou online. Não ha dúvidas, na cabeça da pessoa, de que você poderá ajudar a resolver o seu problema, e ela está considerando contratar uma consulta.

 

O passo seguinte é a decisão, quando a pessoa está pronta para marcar a sessão inicial. Basta um clique ou uma ligação para que aquele indivíduo se torne paciente do seu consultório.

 

Foram três etapas possibilitadas pelo marketing de conteúdo, onde se começou pela atração pela empresa, passou pela busca por mais interações, pela certeza de que seu negócio é o que ele procura para resolver o problema, e finalizou com a marcação de uma consulta.

 

Etapas para captação de pacientes

 

Agora que você já conhece as etapas de captação de pacientes pelo marketing de conteúdo, saiba como fazer isto. São apenas cinco pontos, porém são fundamentais para o sucesso:

 

-planejamento: para atingir o objetivo de captar pacientes para seu espaço de atendimento, defina de que forma o marketing de conteúdo atuará. Serão postagens em redes sociais, anúncios patrocinados, link building?

 

-estude o público-alvo: seu comportamento, seus interesses, o que atrai a atenção do potencial paciente, e crie conteúdo direcionado a suas motivações;

 

-planeje suas ações: quantas publicações serão feitas em cada mídia, os assuntos a serem postados, e assim por diante. Um planner pode ajudar bastante na elaboração do cronograma de postagens;

 

-meça os resultados: após a publicação do conteúdo, faça medições constantes. Não deixe para o final da campanha, porque é fundamental ajustar o que não está saindo conforme o planejado. Não tenha medo de voltar, quantas vezes forem necessárias!

 

Para aprender tudo sobre marketing digital para psicólogos, acesse: https://pages.opsicologoonline.com.br/plataforma-opsicologoonline

 

Leia também: Usando o Whatsapp para conseguir mais pacientes

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