Aquilo que você realmente quer você corre atrás?

Você sabia que quando estás funcionando na sua melhor versão é quando você consegue alcançar os seus objetivos?
Ratinho

Você já parou para pensar nas coisas que você já realizou ao longo da sua vida?

Já colocou no papel tudo o que você queria realizar ou conquistar, colocou a mão na massa, foi lá e fez?

Você sabia que quando estás funcionando na sua melhor versão é quando você consegue alcançar os seus objetivos?

Provavelmente você nunca associou isso, mas quando você está na sua melhor versão, se sentindo energizado, motivado é porque está utilizando as suas forças de caráter?

Pois então a partir de hoje eu te convido a prestar mais atenção às suas forças de caráter e fazer uso delas.

Para saber um pouco mais sobre as forças de caráter você pode baixar o nosso e-book gratuito neste link www.nappem.com.br

Mas seguindo em frente, quando eu aprendi que usar as forças de caráter iria me trazer muitos benefícios para a minha saúde mental e emocional eu não pensei duas vezes e fui saber do que se tratava e passei a usar com mais frequência.

E hoje pela manhã, ao acordar eu me lembrei de uma atividade que aprendi há uns oito anos num evento sobre desenvolvimento pessoal que participei aqui na minha cidade, Porto Alegre/RS, onde avaliando a minha trajetória pessoal de fatos desafiadores, marcantes que tiveram resultado positivo, lá estavam presentes as minhas forças de caráter.

Você não tem noção do quanto seria interessante fazer este exercício.

Eu vou te ensinar como fazer.

Passo1

Pegue uma folha de papel em branco, e no sentido horizontal desenhe uma linha na horizontal em toda sua extensão.

Passo 2

Depois na vertical faça um pequeno traço para registrar a sua idade ou se preferir o ano em que você realizou determinado objetivo que naquela ocasião tenha sido muito importante para você, um marco.

Passo 3

Comece a caminhada registrando quantos fatos quiser, os mais representativos, importantes na sua vida e que demandaram de você: energia, interesse, motivação, recursos internos e externos e muita ação para você conquistar o que mais queria naquela ocasião.

Veja o modelo abaixo:

Montar uma linha do tempo, este é um exercício incrível e terapêutico, porque nos permite resgatar lembranças e emoções positivas do que já realizamos na vida e nem se quer nos lembramos.

Depois que você registrar tudo o que realizaste até os dias atuais, olhe, admire, contemple e talvez você perceba o quanto já realizou até hoje e nem havia se dado conta.

Você pode estar pensando que suas realizações não tenham sido tão grandiosas assim. Realização é tudo aquilo que você conseguiu conquistar e que tenha sido desafiador para você.

E além do mais, talvez naquela época tenha sido você tenha suado a camiseta para realizar tal sonho.

Cada situação, cada fato ocorrido teve um grau de dificuldade diferente, épocas diferentes da sua vida, enfim dependeu muito do contexto e do seu nível de maturidade.

No entanto o que importa foi o significado disso para você naquela ocasião, e o que lhe trouxe de SENTIDO.

E o resultado da minha linha do tempo, cruzando com o resultado do meu teste de identificação das minhas forças de caráter confirmou que eu realmente estava no meu melhor momento quando consegui realizar os meus objetivos.

Por isso que se compreendermos que uso das forças de caráter  traz vários benefícios, alguns deles é aumentar a sua autoestima, autoeficácia e fazer com que você consiga lidar com as adversidades, obstáculos da vida com mais leveza.

Porque como o próprio nome diz – força de caráter – te dá força mesmo para seguir em frente.

Isso não significa que será fácil, mas que será possível.

Infelizmente nos dias atuais a humanidade sobrecarregada de atividades, “correndo atrás da máquina” para conseguir atingir os seus objetivos, às vezes fica exatamente como o ratinho de laboratório caminhando sem sair do lugar.

Leia também: O Que a Psicologia Positiva Nos Diz Sobre a Esperança?

Somos os idealizadores do NAPPEM – Núcleo de Aplicação da
Psicologia Positiva e Educação Emocional, psicólogos clínicos –
Rafael Garcia Oliveira(CRP 07/16242), especialista em avaliação
psicológica e em psicologia positiva e Cláudia Maria Pedroso
Dias(07/20397) psicóloga clínica e coach de bem-estar, Somos também
criadores do curso online de psicologia positiva na prática,
palestrantes, escritores, apaixonados pela Psicologia Positiva.
 
Site: www.nappem.com.br [1]
 
 
 
 
 
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Carlos Costa

Carlos Costa

Psicólogo há 5 anos (CRP-06/122657), coach, empreendedor, músico, poeta e escritor. CEO e fundador do portal e plataforma “O Psicólogo Online”. Através de seus cursos e materias vem contribuindo com a psicologia e com os profissionais psicólogos para uma melhor prática da psicologia online no Brasil e com a valorização da profissão. É criador da plataforma de atendimento online “O Psicólogo Online” que auxilia psicólogos a agendarem e receberem por suas sessões de forma simples e segura e Co-Fundador do Instituto de Terapia Online, que capacita e certifica profissionais para atuarem online de acordo como o CFP.

Artigos recentes