Skip to main content
A criança em cada um de nós

A Criança em Cada Um de Nós!

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A criança em cada um de nós 

Nesse nosso primeiro contato achei muito importante descrever um pouco sobre minhas reflexões e conhecimentos em relação a algo tão importante: a criança em cada um de nós!

Em meu trabalho tenho dedicação especial às relações familiares, a importância dos laços afetivos que temos com as pessoas mais importantes em nossas vidas: a família. 

Aquelas pessoas que ocupam um espaço único em nosso coração. A Criança em Cada Um de Nós

E quando eu falo em família falo em amor, em afeto, não somente em laços sanguíneos.

Na verdade acredito que o que une duas ou mais pessoas é o amor e o respeito, muito mais do que somente a genética.

Ao longo do meu caminho dedico um olhar especial para as crianças, para os pequenos guerreiros que todos nós já fomos.

Àquela fase tão especial de nossa vida: nossa infância A Criança em Cada Um de Nós

Infância?! Se procurarmos o significado dessa palavra nos deparamos com conceitos como “período de desenvolvimento humano do nascimento até a puberdade”, e outros mais reflexivos como: “começo; início; primeiros anos”.

Começo, algo cheio de desafios e descobertas, um mundo novo, fresco, puro, cheio de sentimentos e aprendizados enriquecedores.

Você já parou para pensar na beleza da infância? A Criança em Cada Um de Nós

A Criança em Cada Um de Nós Quando somos crianças temos o mundo dentro de nós, somos cheios de esperança, uma curiosidade viva, uma imaginação poderosa, uma inocência encantadora e uma energia sem fim.

Lançamo-nos em cada aprendizado com aqueles olhinhos atentos, em muitos momentos não entendemos muito bem o que estamos vendo, mas sempre estamos dispostos a imaginar.

Nos momentos em que paro para lembrar a menina que fui meu peito enche-se de uma coragem e força típica de uma criança.

Aquela que em um dia pode ser um pirata navegando em águas turbulentas e em outro uma fada dançando entre as flores. A Criança em Cada Um de Nós

O céu é o limite quando somos criança, na verdade nem ele, pois voamos leve, sem sair do lugar, tocamos as nuvens (que são feitas de algodão) e sentimos a brisa no rosto, livres e envoltos pela mágica de uma experiência única.

Porém, como em toda nossa vida, nem todas nossas experiências nos trouxeram boas sensações, em muitos momentos fomos tocados pelo medo e a insegurança do desconhecido.

Monstros embaixo da cama, a escola nova, um jogo perdido, joelhos ralados, coraçõezinhos quebrados, cada momento trouxe um misto de sensações.

Mas, em todas elas lá estavam nossos heróis entrando em ação, aquelas pessoas que estavam à nossa volta, para nos acolher, escutar, ensinar e oferecer colo quando necessário.

Lembramos com carinho desses que nos dedicaram atenção tão importante!

Nesses encontros ficou um pouco deles em nós, e claro, um pouco de nós neles, em uma troca enriquecedora.

A Criança em Cada Um de Nós É na infância que temos o primeiro contato com a importância do outro. As relações afetivas que vivenciamos em cada fase nos marcam por toda vida.

Com o passar do tempo fomos descobrindo novos desafios, novos temores e aprendizados e muitos encontros no decorrer do caminho.

O mundo mágico infantil foi dando espaço para novas vivências e a inocência foi se transformando em maturidade com as experiências vividas.

Cada novo aprendizado foi um desvendar, todos os dias aprendemos algo transformador, possibilidades infinitas estavam e estarão sempre em nossa vida.

Todos nós já fomos crianças, e sabemos o quanto ser criança é algo fantástico.

Vou te contar um segredo: o mais legal é que podemos deixar vivas dentro de nós a criança de ontem.

Carregar conosco os sonhos e a imaginação tão valiosos. Encarar o mundo com a mesma coragem e leveza.

Ser um pouco pirata, um pouco fada, voar entre as nuvens.

A Criança em Cada Um de Nós Deixar que a nossa criança viva em nós nada têm a ver com imaturidade, mas sim com a alegria e dedicação em cada nova descoberta, em cada inicio, em cada recomeço. 

Afinal quem deixa de ser criança pode perder a linda magia de viver e sonhar colorido!

Carolina

Para orientação psicológica online com Carolina clique aqui! 

carolinaPsicóloga com especialização em Saúde da Família, apaixonada pela profissão e pelas diversas formas que a Psicologia pode contribuir para a saúde de todos nós. 

Idealizadora do Pensando Psi um espaço de troca, apresentando as contribuições da Psicologia no nosso cotidiano, visando à diminuição de conflitos e a promoção de autoconhecimento.

 O foco de seu trabalho são as relações familiares, como podemos construir para uma sociedade mais humana e mais saudável, investindo nas relações mais próximas: a família.

Além disso, dedica e valoriza um olhar especial para os pequenos. Pensando que as crianças de hoje são a sociedade de amanhã!

Portanto ao investir, compreender e fortalecer as relações com nossos familiares, e principalmente com nossas crianças, contribuímos para um presente mais saudável, bem como, para um futuro melhor! 

Carolina de Paula Almeida
CRP 05/47996

Contatos:

Email: carolinaalmeidapsicologa@gmail.com

Facebook: Pensando Psi- Por Carolina de Paula Almeida Psicóloga

Instagram: @pensandopsicarolinaalmeida 

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.