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7 Dicas Para Saber Como Lidar com a Dependência Emocional

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Olá!  como lidar com a dependência emocional 

No texto anterior O que é a Dependência Emocional , falei sobre os sintomas e comportamentos que envolvem a dependência emocional ou afetiva.

Caso você tenha se identificado ou lembrou de alguém que conhece, esse artigo será muito útil, pois aqui darei dicas de como lidar com a dependência emocional.

Como falado anteriormente, a pessoa que sofre desses sintomas sente dificuldade em ser plena e feliz consigo mesma, pois acredita que só é possível alcançar esse estado quando está junto do outro.

Com isso, ela se afasta cada vez mais de si, passando a nem se conhecer ou se reconhecer, foi pensando nisso que resolvi trazer para vocês essas 7 dicas que poderão ajudar de alguma forma quem passa por essa situação, vamos lá?  como lidar com a dependência emocional

7 Dicas Para Saber Como Lidar com a Dependência Emocional

#1 – Busque autoconhecimento

Um psicólogo pode te auxiliar nessa etapa, pois te ajuda a refletir sobre os comportamentos que te levam a ter essas reações e quais são seus reais medos.

Além disso, trabalham em conjunto na identificação de sua identidade e individualidade.

Para saber mais leia: O Que é Psicoterapia?

#2 – Faça coisas por você

Recupere seu espaço e dedique um tempo para você mesmo. Resgate atividades que lhe geravam prazer quando realizadas sozinho e permita-se a conhecer novas possibilidades.  como lidar com a dependência emocional

#3 – Trabalhe sua autoestima

Não é egoísmo gostar de si mesmo e se valorizar. Se elogie mais vezes, tenha mais pensamentos positivos sobre você e cuide-se mais.

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#4 – Não se culpe

É natural que uma pessoa com essa característica se cobre demais ou se culpe pelas falhas da relação – seja ela qual for.

Vários questionamentos podem passar na cabeça: Será que fiz algo? Por que de repente ela não fala mais comigo como anteriormente?

Nem sempre a resposta para essa questão é o “sim”. Uma boa conversa pode ajudar a não criar e fantasiar algumas situações.

#5 – Assuma um compromisso com você

Agindo assim você faz com que sua mudança e maneira que lida com os sentimentos seja prioridade em sua vida. Nada é mais importante que sua recuperação. Ao invés de depositar energia nos conflitos, deposite na solução.

#6 – Não fuja dos problemas

Apesar das etapas anteriores estarem mais focadas em você, elas não devem ser interpretadas como uma reação de fuga frente aos problemas e dificuldades.

Seja honesto consigo mesmo, assumir o sentimento é essencial para saber como lidar com ele.

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#7 – Desenvolva suas potencialidades como lidar com a dependência emocional

Agora que você obteve o autoconhecimento, trabalhou sua autoestima e aprendeu a conviver consigo mesmo, é hora de praticar!   

Tente não regredir, mas progredir. Então continue a fazer coisas por você.

Essas dicas podem te ajudar e te instruir a caminhar em direção de relações mais saudáveis. Lembre-se que você já possui toda segurança e amor que procura e não precisa demonstrar isso ao outro para ser feliz.

Basta esses valores estarem internalizados em você!

Beijos,

Karol

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_MG_5231Karoline Lima é Psicóloga (CRP 06/121579), mora na capital de São Paulo, atua na clínica atendendo crianças, jovens e adultos e realiza orientação psicológica online. É palestrante e apaixonada por saúde emocional nas relações.

Contatos:
E-mail – karoline.lima-psi@hotmail.com
Telefone – (11) 94779-3309
Instagran: @karol.limas

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