Skip to main content
aumantar a inteligência

5 dicas para aumentar e potencializar sua inteligência (comprovados cientificamente!)

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Como aumentar sua inteligência potencializando seu cérebro? Neste artigo você irá conhecer 5 dicas simples de como você pode exercitar, treinar, estimular seu cérebro, para aumentar suas capacidades cognitivas e consequentemente sua inteligência e saúde mental. A minha dica preferida é a 4! 

Existem diversos truques e técnicas que são capazes de potencializar a inteligência humana.

“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?”

Fernando Pessoa

Alguns cientistas entendem o conceito de inteligência como uma entidade que se fundamenta pela capacidade de raciocínio lógico e linguístico (os testes padronizados geralmente medem isso).

Já outros cientistas e estudiosos entendem a inteligência como uma globalidade constituída por uma série de categorias independentes entre si. Essa concepção foi formada pelo psicólogo e pesquisador Howard Gardner, e recebe o nome de “A Teoria das Inteligências Múltiplas”.

De qualquer maneira, sem nos aprofundarmos em todas as teorias existentes (por certo daria pra escrever uma monografia) independente da linha de pesquisa, há um consenso geral entre os pesquisadores, todos concordam que o fator cognitivo é primordial e diretamente ligado a inteligência!

Então o que podemos fazer para aumentar nossa inteligência e potencializar nossas capacidades cognitivas e emocionais?

5 dicas para aumentar e potencializar sua inteligência (comprovados cientificamente!)

#1- Meditação e Mindfulness

mulher meditando na praia
A prática da meditação mais praticada consiste em concentrar-se na respiração!

Embora a meditação possa vir de diferentes vertentes e técnicas específicas, em geral, a que mais se pratica é aquela em que nos colocamos em um ambiente tranquilo e relaxante e nos atentamos a respiração (respirar profundamente e expirar).

Se você não acha que a meditação ou mindfulness podem levar a um estado que alguns definem como “nirvana”, tudo bem, mas o que é incontestável é que o relaxamento da meditação gera muitos benefícios para aumentar nossa inteligência.

Na verdade, exames de ressonância magnética realizados com pessoas em estado meditativo, tem demonstrado que essa pratica, se feita frequentemente, pode trazer mudanças positivas no cérebro, como aumentar a capacidade de atenção e concentração, aumentar a memória, e aumenta a atividade de algumas regiões do córtex cerebral, uma região complexa do cérebro responsável pela memória, pensamento, consciência, atenção, linguagem e percepção.

Se você tem o desejo de praticar meditação mas não sabe como clique aqui!

#2- Treinar o Cérebro

cérebro forte
Treinar o cérebro é essencial!

Nosso cérebro, assim como nosso corpo, necessita ser treinado com exercícios regulares, para operar e funcionar de uma forma ideal. Para manter o desempenho de nossas capacidades cognitivas, joguinhos clássicos como, puzzles, sudoku, ou outros passatempos clássicos baseados em raciocínio lógico são válidos.

Com apenas meia hora por dia dedicados a esse tipo de exercício e jogos, podemos manter nosso cérebro em sua melhor forma. Além disso exercícios matemáticos são muito benéficos.

Mas existem também alguns exercícios cotidianos, como por exemplo, tentar escovar os dentes com a mão oposta da que você geralmente escova, além de exercitar o cérebro, certamente acrescentará uma pitada de diversão e bom humor ao seu dia.

Para saber mais sobre como potencializar seu cérebro, conheça o programa Brain Power!

#3- Dormir Bem 

dormir bem
Dormir bem e por um período ideal!

Não deve ser novidade para ninguém que dormir bem, e a quantidade de horas suficientes, é o ideal para manter uma boa saúde física e mental. Mas como o sono aumente a inteligência?

A verdade é que quando dormimos, ao contrário do que muitos pensam, o nosso cérebro não desliga, ele estrutura todos os estímulos, ideias e emoções que nos aconteceram durante o dia.

Se não temos boa horas de um bom descanso, podemos ter problemas cognitivos e de saúde. Dessa forma, dormir bem ajuda a aumentar a função cognitiva e a capacidade de concentração do cérebro. Diversas pesquisas apontam que o ideal é dormir 8 horas por dia. Para saber mais leia o artigo Sonolência Excessiva: Causas, Consequência e Tratamentos

#4- Cuidar do Corpo Também é Cuidar da Mente

corpo e mente
Ao cuidar do corpo, automaticamente você cuida da mente!

Quando nós cuidamos do nosso corpo, consequentemente cuidamos da nossa mente, como você pode conferir no artigo Os 10 benefícios psicológicos da prática de exercícios físicos, publicado aqui no site.

Praticar exercícios físicos com frequência, é bom para a saúde física e também para a saúde mental, pois fornece uma melhor circulação sanguínea, levando a todas as regiões do corpo mais oxigênio e glicose, inclusive para o cérebro.

Outra coisa que devemos considerar é a maneira como nos alimentamos. A qualidade e a quantidade daquilo que comemos está intimamente ligada a saúde do cérebro. Alguns alimentos que melhoram nossa inteligência são, peixes, ovos, verduras e algumas bebidas como chá de ervas. Agora entendemos porque de modo geral os japoneses são muito inteligentes, pois essa é basicamente a dieta da população japonesa. Para saber mais sobre como se alimentar bem clique aqui!

5#- Bactérias

bactérias alimentos
Alguns alimentos produzem bactérias que aumentam a inteligência!

Como assim bactérias? Você deve estar se perguntando, pode soar estranho, mas algumas bactérias de alimentos que você come (sim alguns alimentos que você come produzem bactérias) podem aumentar sua inteligência. Alguns exemplos de alimentos são raízes de gengibre, farinha de linhaça, iogurte grego, tofu, etc. Mas então, qual é a razão dessa estranha relação?

Diversos estudos demonstram que alguns tipos de bactérias são capazes de acalmar a ansiedade e aumentar a capacidade de assimilar novos conhecimentos. Estas bactérias também tem a capacidade de aumentar o crescimento dos neurônios e os níveis de serotonina.

Então vamos recapitular, as 5 dicas para aumentar a sua inteligência são:

  • #1- Meditação
  • #2- Treinar o Cérebro
  • #3- Dormir Bem
  • #4- Cuidar do Corpo é Cuidar da Mente
  • #5- Bactéria

Se você gostou desse artigo cadastre-se no site e receba conteúdo exclusivo em primeira mão. Siga-nos nas redes sociais e compartilhe este artigo.

Para Atendimento Psicológico Online Clique Aqui!

Fonte: psicologiaymente

2 thoughts to “5 dicas para aumentar e potencializar sua inteligência (comprovados cientificamente!)”

  1. gostaria de receber conteudo e informaçao sobre desordens de personalidade, defeitos de carácter. obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.