Skip to main content
Recrutamento e Seleção

Como Deve Ser o Recrutamento e Seleção Feitos Por Um(a) Psicólogo(a)?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Função muito realizada pelo Psicólogo Organizacional é o Recrutamento e Seleção.

Este é o ponto de entrada de qualquer profissional dentro de uma empresa, o que faz desta tarefa algo imprescindível e essencial.

Mas você psicólogo organizacional sabe realizar esta tarefa respeitando ambos os lados, empresa e liderado?

Buscar um equilíbrio entre o que é melhor para ambos os lados, não é tarefa fácil e em muitos casos os obstáculos são maiores do que a própria força de vontade do profissional em conduzir um processo ético e transparente. Recrutamento e Seleção

Compreender que está função é muito mais que recrutar currículos e selecioná-los já é o primeiro passo, afinal, estamos falando de vidas que buscam um “sonho” chamado emprego.

Portanto pensando nisso alguns pontos são essenciais para que o trabalho fique excepcional, são eles; Recrutamento e Seleção

  • Conhecer bem a função da vaga
  • Focar nas competências do candidato, pois, o conhecimento teórico é algo que pode ser buscado, mas a habilidade e competência exige da empresa outros recursos
  • Dominar valores e a cultura da empresa
  • Investigar quais são os fatos que fazem o indivíduo procurar a vaga e a empresa
  • Ter em mãos a descrição de cargos

Como parte da atuação do psicólogo organizacional é compreender os problemas humanos e sociais, o fato da entrevista ser marcada no mesmo dia, pode atrapalhar o candidato fazendo-o até perder a vaga.

O uso da seleção por competências já minimiza as chances de erro, e ela é pautada também na descrição de cargos.

Recrutamento e Seleção A descrição de cargos é uma base para facilitar a seleção e que deve ser bem planejada, na qual os currículos ficam em pastas de acordo com os cargos.

“O profissional de RH já não pode mais esperar as fraquezas e as necessidades surgirem. Neste seu novo papel é imprescindível ser proativo e fazer as coisas acontecerem, ir atrás dos objetivos e metas da organização”. (GOMES, 2009).

Como Gomes nos orienta ser proativo e também criativo é de grande valia para o profissional que trabalha neste setor.

Ter essa consciência da ação, da visibilidade ao trabalhador.

Recrutamento e Seleção

MENDES (p.36, 1995) nos mostra que; Recrutamento e Seleção

[…] o trabalho não é lugar só do sofrimento ou só do prazer, mas é proveniente da dinâmica interna das situações e da organização do trabalho, ou seja, é produto desta dinâmica, das relações subjetivas, condutas e ações dos trabalhadores, permitidas pela organização do trabalho. 

Quando o RH entende está “dinâmica” evidenciada por Mendes, o trabalho torna-se leve e eficiente, a voz ativa é bem colocada justamente pelo fato de se preservar as relações subjetivas.

“O conhecimento do trabalho real só é possível por meio dos trabalhadores, de sua experiência, do que sabem e do como sabem”. VIEIRA et al (2007, p.158).

A chave de toda organização são as pessoas portanto devemos nos atentar a essa questão para poder fazer justiça na seleção dos currículos, procurando sempre o melhor para ambas as partes.

É certo que tudo que dissermos deve ser devidamente trabalhado para que não cause um estranhamento.

Recrutamento e Seleção As dicas devem ser construtivas, é importante conhecer, aprender e criticar de uma forma que possa colaborar com a organização.

Para salientar sobre o quanto é importante olhar para o colaborador, é necessário ter argumentação teórica.

Por exemplo quando o RH solicita uma proposta de treinamento o mesmo deve ter fatos e evidências para argumentar que este trabalho será essencial dentro da empresa.

BASTOS; MARTINS (1990, p.14) nos ensinam

[…] função-2 descreve exatamente o trabalho voltado para a compreensão dos problemas humanos e sociais no âmbito das organizações (a exemplo de conflitos intergrupais, liderança, competição, motivação, satisfação, absenteísmo, etc), tanto ao nível de grupos quanto sistêmico.

Com a argumentação a empresa consegue enxergar que o trabalho de prevenção é essencial, principalmente quando focamos na compreensão dos problemas dentro do âmbito de trabalho.

Cabe ao psicólogo mostrar o quanto a saúde mental do liderado deve ser preservada, e ela começa quando respeitamos o recrutamento e seleção, a integração, o treinamento, quando tudo isso faz sentido.

Recrutamento e Seleção
Recrutamento e Seleção

Fazer algo por fazer, mostra o descaso com o liderado e ele não se sente motivado para o trabalho.

Recrutamento e Seleção Portanto o trabalho da conscientização é fundamental, o psicólogo que atua nesta área deve ter em mente o quanto é importante levar para a empresa as relações mútuas, o relacionamento interpessoal, os processos bem feitos e elaborados para que todos possam ganhar e somar dentro de uma organização.

É fato que está tarefa demanda, tempo, preparo e conhecimento do profissional.

Entretanto nestes momentos ele mostra suas habilidades e capacidades, ressaltando a importância de ter um profissional deste dentro de uma empresa.

A psicologia deve estar em todo lugar, ela só será propagada com um trabalho ético, transparente e eficaz.

Recomendo que você leia também: Recursos Humanos: O Guia Completo Sobre o RH Nos Dias Atuais!

Gabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências.

Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.

Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.

Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416

E-mail: gabrielacecarechi@gmail.com

Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional

Compartilhe esse artigo!

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.