Quer falar com um psicólogo?

Agende sua consulta clicando no botão abaixo.

Obcecados Pela Beleza: Ser ou Ter, Eis a questão!

Beleza e estética podem ser paraíso? Prisão? Estamos irremediavelmente presos à nossa imagem? O espelho de vidro apenas denuncia esta prisão?

A avaliação psicológica deve anteceder procedimentos invasivos e sucessivos?

Você acredita que imagem é tudo? Vale tudo para ter o resultado sonhado?

Ser ou ter? Eis, a questão:

Espelho, espelho meu, és encanto ou maldição? Ser ou ter eis a questão!

Juventude eterna sempre foi sonho de consumo da humanidade. Hoje as ciências realizam intervenções estéticas antes inimagináveis. Infelizmente, a indústria da beleza tem riscos.

É muito tênue a linha que separa o cuidado saudável com o corpo de uma posição compulsiva. Procura obcecada por perfeição e resultados mágicos resultam em comportamentos excessivos, arriscados e desmesurados.

O próprio exagero mostra a distorção de realidade. Excessos. Dor. Frustração. Repetição. Resultado? Intenso mal-estar. Intui-se que a procura insana é necessária à “felicidade”. Ignora-se o corpo, particular, mortal e histórico.

Aliás, palco privilegiado dos conflitos. Construir uma imagem é também ser afetado por ela. O ser e o parecer se confundem. Engodo. Procedimentos e intervenções estéticas compulsivas são sintomas.

Falam de uma angústia de aniquilamento, do horror ao vazio existencial. Somente resta à compulsão em investir no corpo como necessidade do reequilíbrio do psiquismo que tanto padece. Será que o espelho dará a resposta esperada?

A tragédia é ilustrada por recentes casos famosos veiculados pela mídia.  O corpo não pode ser dissociado da alma, entretanto, luz própria emana da autoestima.

O cuidado pessoal e de quem se gosta são importantes indicadores de autoestima elevada e que envolve muito mais do que tentativas de manter uma aparência jovem. Luzes e presenças confundem e enganam somente os mais fragilizados.

O psiquismo precisa habitar o próprio corpo, um bem a ser protegido. Já o trabalho psicológico é movido pelo desejo e escolha do indivíduo em sofrimento. Não deve regulamentar diferença ou igualdades.

Não deve determinar padrões estéticos. Não define o que é próprio e impróprio, adequado ou inadequado, normal ou anormal.

A Psicanálise viabiliza um genuíno processo de conhecimento do si mesmo através da escuta diferenciada, no qual valores esquecidos, sentimentos sufocados, medos, angústias podem ser compartilhados. Espaço onde o novo possa ser criado e recriado.

Penso que brilho no olhar é resgatar o caso de amor

com a pessoa bela que você é.

Olhe-se no espelho!

Eliane Pereira Lima!

Leia Também: Saúde Mental: 10 Benefícios Psicológicos da Prática de Exercícios Físicos

[thrive_leads id=’498′]

Sobre a Autora: Eliane Pereira Lima é Psicóloga CRP 06/43457, Especialista em Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho. Está em exercício clínico psicanalítico, com crianças, adolescentes e adultos há 21 anos. Possui forte vivência em grandes grupos de adolescentes em liberdade assistida e com familiares em cumprimento de medidas socioeducativas.

Atende na rua Operário Osvaldo dos Santos, 46 – Jd. Santana – Americana/SP

Fone: (19) 3468-3541 / (19) 99740-0046

Blog:http://elianeplimapsicologa.blogspot.com.br/

Quer falar com um psicólogo?

Se precisar de ajuda, lembre-se que é muito importante falar com um profissional!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Artigos + Populares:

PRECISANDO DE AJUDA?

Clique no botão abaixo para agendar sua consulta!