Skip to main content
o que estuda a psicologia

O Que Estuda a Psicologia?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O que estuda a psicologia?

Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre o que estuda a psicologia e quais as áreas de atuação do psicólogo. Se você tem vontade de estudar psicologia ou apenas curiosidade em saber mais sobre a psicologia e como é a formação de um psicólogo, leia este artigo! Psicologia

Para compreendermos o que é a psicologia e o que estuda a psicologia vamos começar pela etimologia (origem) da palavra psicologia. A Psicologia é um termo derivado de duas palavras gregas:

Psique, que quer dizer alma

Logos, que pode ser traduzido como palavra, razão ou estudo.

A psicologia é uma ciência e profissão que estuda os comportamentos e os fenômenos psíquicos humanos, tendo em vista a qualidade de vida e a saúde mental das pessoas.

A psicologia está inserida nas áreas das ciências humanas e advém da filosofia e das ciências sócias.

Então, para ficar claro vamos recapitular, a psicologia é uma ciência e estuda os processos mentais, como a razão, o pensamento e os sentimentos. E também os comportamentos humanos  ou de origem animal, fácil né?

Leia também: Dependência Química – O Que é a Dependência Química?

Cada curso de psicologia irá oferecer uma grade curricular muitas vezes diferente uma da outra, não existe um padrão. Em minha graduação o foco do meu curso foi em Saúde, Educação e Trabalho.

No primeiro ano de curso estudamos filosofia, sociologia, antropologia, e psicologia geral, que são as bases para o entendimento do homem. Ao longo do curso fomos nos aprofundando em outras áreas para termos um maior entendimento do que é o homem, e como pensar o ser humano.

Estudamos então Psicologia Social, Psicologia do Trabalho, Políticas Públicas de Saúde, Metodologia de Pesquisa Científica, Desenvolvimento Humano, Anatomia, Psicologia Escolar e Educacional, Psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica, Clínica Psicológica, entre outras. 

As avaliações são por meio de provas, trabalhos, seminários, análises de textos, estudos de caso, tudo com o intuito de desenvolver competências essências para se tornar um psicólogo.

Geralmente do meio para o fim do curso começam os estágios, que é a parte que o aluno começa a aplicar o conhecimento e as habilidades que adquiriu, os estágios podem ser oferecidos pela própria faculdade em seu instituto ou serviço de psicologia, ou pode ser feita em instituições parceiras, como empresas, prefeituras, ONGs, etc.

Além dos estágios, para concluir a formação o aluno deve desenvolver um trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC. Este trabalho é feito por meio de pesquisa científica, e segue todo um padrão de normas técnicas científicas, afinal a psicologia é uma ciência, e um profissional da psicologia deve saber pesquisar cientificamente.o que estuda a psicologia

Por muitos anos a psicologia teve como foco o trabalho com os transtornos mentais, ou seja, pessoas que apresentavam algum tipo de transtorno mental como, por exemplo, esquizofrenia, transtorno de ansiedade, depressão, ou algum tipo de transtorno mental mais severo.   

Mas como tempo isso foi mudando e atualmente a psicologia atua na prevenção de doenças e na promoção de saúde mental, capacitando as pessoas, grupos, instituições, para uma melhor compreensão da vida, para assim alcançarem um maior bem estar.

Sendo assim, um dos principais papéis do psicólogo é o de acolher o sofrimento psíquico. Para ser um psicólogo deve-se gostar de pessoas, pois a psicologia vai lidar com pessoas a maior parte do tempo. E deve-se também saber se comunicar com as pessoas, ter um bom equilíbrio emocional e ter interesse pelas emoções e comportamentos humanos. Se por acaso você não tem essas qualidades, não se preocupe, pois se escolher um bom curso de psicologia, isso será desenvolvido em você ao longo de sua formação. 🙂

Leia também: O Que é Ansiedade? causas, sintomas e tratamentos

É muito importante também para quem pensa em estudar psicologia, ter autocontrole, autoconfiança, boa capacidade de observação e bom raciocínio lógico. E o que considero como pontos principais: ter empatia, desejo de ajudar e seguir a ética profissional.

São diversas as áreas que a psicologia estuda e pode atuar, como por exemplo:

  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Escolar e Educacional
  • Psicologia do Trabalho
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia Forense
  • Psicologia da Saúde
  • Psicologia Institucional
  • Psicologia e Saúde Mental
  • Psicologia Social
  • Psicologia Hospitalar

Entre várias outras áreas.

Dentre essas diversas áreas, o psicólogo deve ter a capacidade de reconhecer, analisar, avaliar, planejar e executar intervenções. Deve saber atuar individualmente ou em equipes multidisciplinares, trabalhando com indivíduos, grupos ou instituições.

Leia Também: O que é TDAH? Causas, Diagnóstico e Tratamentos

Para saber mais sobre o que acontece no mundo da psicologia, acesse o site do Conselho Federal de Psicologia (CFP) site.cfp.org 

Para Atendimento Psicológico Online Clique Aqui!

Compartilhe esse artigo!

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.