Quer falar com um psicólogo?

Agende sua consulta clicando no botão abaixo.

O Que é Síndrome de Burnout? Conheça as Causas, Sintomas e Tratamento!

O Que é Síndrome de Burnout

Você já refletiu como o trabalho tem papel fundamental na construção da sua identidade?

Uma relação de amor e ódio permeada de desafios, podemos dizer que o trabalho é visto por muitos como um “mal necessário”. O Que é Síndrome de Burnout

A escolha da profissão não é tarefa fácil e prática, exige do ser humano um autoconhecimento apurado de si.

Amar o seu trabalho pode colaborar para a sua saúde mental no ambiente de trabalho, entretanto ser forçado a fazer algo que não gosta e não almejava pode custar caro para o seu estado emocional. O Que é Síndrome de Burnout

Ultimamente é crescente os índices de Síndrome de Burnout em trabalhadores, principalmente aqueles que lidam constantemente com a saúde do outro, com a educação e a segurança.

Exemplo disso são os profissionais; enfermeiros, médicos, psicólogos, professores e policiais.

A situação vivenciada nestas profissões podem colaborar para a exaustão mental do indivíduo culminando até no questionamento sobre a profissão e os percursos que a carreira tomou.  

Essa insatisfação e o esgotamento mental foi empregado na década de 70 pelo psicólogo clinico Freudenberger.

Outros autores acreditam que ele apenas nomeou um sentimento que já existia.

O Que é Síndrome de Burnout Para ele um indivíduo com burnout pode se sentir frustrado ou com fadiga desencadeada pelo investimento em determinada causa, modo de vida ou relacionamento que não correspondeu às expectativas. (Codo & Vasques-Menezes, 1999).

O Que é Síndrome de Burnout?

Nesta situação o trabalhador deixa de investir sua energia psíquica, demonstrando a falta de motivação e consequentemente o estresse e a depressão.

O indivíduo mostra cada vez mais que não possui capacidade emocional para enfrentar a rotina e os desafios do ambiente organizacional. O Que é Síndrome de Burnout

Essa exaustão emocional pode resultar no desequilíbrio das relações interpessoais, afinal, todo este esgotamento interfere na produtividade que consequentemente é vista por todos os colegas de trabalho dificultando assim o relacionamento interpessoal, pois, o indivíduo não produz e não se relaciona devidamente.

Ele pode vir a ser um evento curto (apenas pequenos indícios) no ambiente de trabalho, entretanto é importante salientar que o burnout é um processo de acumulo de situações e fatores que podem colaborar para este adoecimento psíquico.

O Que é Síndrome de Burnout Trata-se de uma síndrome na qual o trabalhador perde o sentido da sua relação com o trabalho, de forma que as coisas não lhe importam mais e qualquer esforço lhe parece inútil. (Rabin, Feldman, & Kaplan, 1999).

O Que é Síndrome de Burnout ?

São vários fatores que levam o indivíduo a desenvolver a síndrome, entre eles;

  • falta de autonomia,
  • estresse ocupacional,
  • falta de ergonomia cognitiva no ambiente de trabalho,
  • liderança entre outros conflitos que abalam o estado emocional do trabalhador.

Essa insatisfação e a “quebra da expectativa com o trabalho” mostra apenas o que hoje vivemos em nossa sociedade.

O indivíduo é constantemente cobrado por metas e objetivos principalmente dentro do ambiente de trabalho e infelizmente este trabalhador tem poucos recursos para atingi-las.

O sofrimento psíquico “caracteriza-se pela dificuldade do sujeito em operar planos e definir sentidos para a vida, aliada a sentimento de impotência e vazio, o eu sendo experimentado como coisa alheia”. (Sampaio & Messias, 2002).

A não valorização do profissional, as condições de trabalho, a subjetividade são fatores que interferem no estresse ocupacional.

Todavia o próprio trabalhador deve ter em mente quais são as alternativas para combater a síndrome na busca pela qualidade de vida.

Algumas dicas são importantes caso o indivíduo perceba que está vivenciando este esgotamento. São elas; O Que é Síndrome de Burnout

Reduzir Intensidade O Que é Síndrome de Burnout

Na carga horária, quantidade ou nível de dedicação para as atividades.

Tome cuidado com as horas extras no ambiente de trabalho, elas são atrativas financeiramente, porém, cobram um preço significativo na sua saúde afinal você acaba trabalhando mais tempo do que o seu corpo e mente gostariam.

Atividade Física

Estar em constante movimento colabora tanto para a saúde física quanto emocional. Pratique exercícios! O Que é Síndrome de Burnout

Qualidade do Sono

Crie estratégias para manter a qualidade do seu sono, busque uma boa alimentação e técnicas de relaxamento e respiração, para aliviar a pressão.

Lazer

Não abra mão dos momentos felizes com a família e amigos, desfrute o que a vida pode lhe oferecer de melhor.

Portanto não espere apenas as providências que as organizações devem tomar para cuidar da saúde e da qualidade de vida do trabalhador, se você já percebeu que o seu estado emocional está em esgotamento, procure ajuda.

Buscar ajuda não é sinal de fraqueza, não permita que as suas frustrações falem mais alto em sua mente a ponto de estagná-lo na busca por uma solução. O Que é Síndrome de Burnout

Recomendo que você leia também: 10 Dicas Para Eliminar o Estresse no Seu Dia-a-Dia de Trabalho!

[thrive_leads id=’498′]

Gabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências.

Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.

Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.

Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416

E-mail: gabrielacecarechi@gmail.com

Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional

Quer falar com um psicólogo?

Se precisar de ajuda, lembre-se que é muito importante falar com um profissional!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Artigos + Populares:

PRECISANDO DE AJUDA?

Clique no botão abaixo para agendar sua consulta!