Quer falar com um psicólogo?

Agende sua consulta clicando no botão abaixo.

Dependência Química – O Que é a Dependência Química?

Neste artigo você vai saber tudo sobre a dependência química. O que é a dependência química, quais as causas da dependência química, como alguém se torna um dependente químico, quais os tratamentos indicados, etc. Para saber mais continue lendo este artigo!

  • Uma doença causada pelo uso de substâncias químicas
  • considerada um transtorno mental
  • uma doença complexa
  • destrói gradativamente e gravemente
  • causada por fatores internos (biológicos)
  • causada por fatores externos (problemas sociais, familiares, profissionais, emocionais, etc.)
  • uma doença que não tem cura
  • uma doença que possui tratamento

Para falarmos sobre a dependência química, temos que primeiro falar sobre o que é droga. E faremos isso de uma forma bem simples de entender, vamos lá?

Droga é qualquer substância que você ingira e que faz efeito em seu organismo. Então qualquer remédio é droga? Sim, antibiótico é droga, e é por isso que você compra na drogaria.

O que é então a droga psicoativa? Nada mais é do que a droga que age no cérebro. Geralmente drogas como antidepressivos, tranquilizantes, antiepiléticos, são drogas que agem diretamente no cérebro.

Agora que você teve uma pequena noção do que é a droga, vamos falar sobre a dependência química. 

dependência química é uma doença séria e complexa caracterizada pelo uso compulsivo de drogas. Embora cada droga produza efeitos físicos distintos, todas as substâncias químicas podem alterar permanentemente o funcionamento do cérebro e a personalidade do dependente químico.

A dependência química é uma doença e é considerada como um Transtorno Mental. Os dependentes químicos são vistos como pessoas incapazes de ter o controle sobre elas mesmas. Mas se considerarmos a dependência química como uma doença, teremos outro olhar para a situação.

Se trata de um transtorno em que a pessoa perde o controle do uso da substância, e sua vida psíquica, emocional, espiritual, física, etc. vai se deteriorando gradativamente e gravemente. É a essa altura que a pessoa precisa de ajuda profissional para tratar a dependência química, pois sozinha ela já não consegue mais se libertar do vício.

Leia também: O Que é Ansiedade? causas, sintomas e tratamentos.

Então a dependência química é uma doença? SIM.

É uma doença química: pois provoca uma reação química no metabolismo do corpo. O cigarro é um exemplo disso, a pessoa que fuma sente os efeitos em seus metabolismo e a falta do cigarro causa irritação, ansiedade, tremores no corpo, etc.

Mas não é só no organismo que a doença se manifesta, ela é advinda também de fatores externos, como problemas sociais (miséria, pressão de grupo), problemas familiares, problemas profissionais, emocionais, etc. Esses são alguns fatores que contribuem para um quadro de dependência química, e não apenas o uso da substancia.

Existe uma grande discussão sobre a cura da dependência química. A dependência tem cura? Não. Embora muitos profissionais prometam a cura da dependência química, essa é uma discussão complexa e não há como afirmar que existe uma cura.

A partir da minha experiência profissional, e de relatos de dependentes químicos, pude constatar que, uma vez que um indivíduo se torna dependente químico, ele sempre será um dependente químico, mesmo que não esteja usando a droga ou substância, pois se o mesmo tiver algum deslize em seu tratamento, mesmo que não use a droga a anos, ele pode ter uma recaída e voltar a usar a substância que o tornou dependente. 

Não há cura para a dependência química, mas existem tratamentos contínuos e permanentes que podem ajudar a pessoa a ter uma vida comum sem precisar usar a droga.

Drogas trazem a sensação de prazer, e isso é um ponto muito importante, drogas são boas e dão prazer, afinal ninguém usaria se a sensação não fosse boa certo? É muito importante sabermos disso, pois por dar prazer a pessoa tem a tendência em repetir o uso e começar a abusar da droga.

Para compreendermos melhor a Dependência Química podemos considerar todas as drogas que existem, as lícitas, que são legais, como o álcool e o tabaco,  e as ilícitas,  que são ilegais, como a cocaína, o crack, o LSD, o extasy, etc.

A dependência química começa a ser caracterizada quando o indivíduo passa a ter prejuízos pessoais, sociais, familiares, etc. em sua vida. Ele passa a ter perdas em diferentes setores da sua vida em decorrência do uso dessas substâncias.

[thrive_leads id=’498′]

Então como alguém se torna um dependente químico?

Vamos citar um exemplo fictício.

Guilherme gosta de sair com os amigos, gosta de ir para a balada, aos fins de semana ele gosta de ir a praia para surfar, gosta de sair com a namorada, vai na academia malhar um pouco, aos domingos costuma almoçar com a família, a noite sai novamente com a namorada para o cinema, e assim é um fim de semana comum de Guilherme.

Em um fim de semana qualquer Guilherme vai a uma festa e seu amigo Caio lhe oferece cocaína, ele experimenta e acha um máximo, muito boa a sensação. Na semana seguinte Guilherme encontra Caio novamente, e mais uma vez Caio lhe oferece Cocaína e Guilherme lembra da sensação boa que teve e usa novamente, e isso começa a acontecer todos os fins de semana que Guilherme se encontra com Caio.

Passado um tempo Guilherme pergunta a Caio onde comprar cocaína. A essa altura, Guilherme já está usando cocaína todos os finais de semana, e já começa a ter um desempenho ruim na faculdade, começa a se afastar dos amigos, pois os amigos não usam cocaína e não aprovam isso. Então ele começa a sair com os amigos do Caio e a ficar mais próximo de outras pessoas que usam cocaína.

Com isso a namorada termina com ele, pois ele só tem interesse em sair com o pessoal da cocaína. Ele começa a acordar tarde todos os dias, a tirar notas ruins na faculdade, e com isso começa a ter problemas em casa com a família, que naturalmente cobra dele uma postura mais responsável diante dos estudos.

Diante desse quadro Guilherme começa a ficar preocupado e pensa que tem que parar de usar cocaína para dar conta das suas coisas e recuperar sua rotina de antes. Mas ele não consegue, e começa a se sentir mal toda vez que ele tenta não usar cocaína, ele fica agitado, tem dificuldade em dormir, começa a sentir tremores no corpo, por falta da cocaína, o que podemos pensar como uma abstinência por falta da droga.

Então Guilherme que começou a usar cocaína porque era algo que lhe dava prazer, agora não consegue ficar sem a droga, pois a falta dela faz com que ele se sinta mal.

O que aconteceu com Guilherme foi o seguinte.

A dependência química ocorre no cérebro, que é onde a pessoa sente prazer, e passa a sentir a necessidade da droga. Nosso cérebro é flexível e se adapta fácil, na medida em que uma pessoa começa a usar drogas, ela vai transformando o cérebro.

Gradativamente a pessoa passa a consumir a droga cada vez mais e começa a desenvolver a tolerância. Aos poucos a pessoa vai tolerando quantidades maiores da droga para poder se satisfazer.

Todos os receptores cerebrais se adaptam com a presença da substância, no caso a cocaína, como foi usada no exemplo. Quando a pessoa para de usar cocaína, esses receptores tem uma expectativa fisiológica de efeito, e quando isso não acontece o que ocorre é o efeito oposto ao da droga.

Ou seja, a pessoa usa a cocaína, que tende a dar um efeito que a deixa mais agitada, mas a abstinência da droga vai deixá-la deprimida, é dessa forma que se inicia um processo de dependência química. A pessoa passa a usar a droga mais para não se sentir mal do que para ter a sensação de prazer que tinha quando começou a usar a droga.

Então vamos recapitular, a dependência química é:

  • Uma doença causada pelo uso de substâncias químicas
  • considerada um transtorno mental
  • uma doença complexa
  • destrói gradativamente e gravemente
  • causada por fatores internos (biológicos)
  • causada por fatores externos (problemas sociais, familiares, profissionais, emocionais, etc.)
  • uma doença que não tem cura
  • uma doença que possui tratamento

Este artigo trouxe de forma sucinta o que é dependência química e como ela vai se constituindo no indivíduo. E buscou tratar o tema da forma mais simples possível, para a compreensão de todos. Vale ressaltar que, de forma alguma substituiu a avaliação de um profissional capacitado. Caso haja alguma dúvida se você ou alguém próximo a você esteja com problemas em relação a esse assunto, não exite em buscar ajuda, este artigo busca informar, mas jamais substitui a avaliação de um profissional capacitado.

Para Atendimento Psicológico Online Clique Aqui!

Leia Também: O que é Depressão? Causas, Sintomas e Tratamentos.

[thrive_leads id=’498′]                  

Quer falar com um psicólogo?

Se precisar de ajuda, lembre-se que é muito importante falar com um profissional!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Artigos + Populares:

PRECISANDO DE AJUDA?

Clique no botão abaixo para agendar sua consulta!