Skip to main content
Delegar

Como Delegar Funções e Quais os Benefícios Dessa Ação? Descubra Aqui!

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Umas das mais difíceis tarefas de um grande Líder é delegar tarefas/atividades.

Aquele típico Líder que vive eliminando urgências e focando somente em metas audaciosas dificilmente conhece sua equipe e delega funções para ela.

Conhecer seus liderados é ponto fundamental para a tarefa de delegar, afinal conhecendo-os você saberá qual tarefa cada liderado sairá melhor, priorizando sempre qualidade e não quantidade.

O objetivo de delegar é forçar o liderado a decidir-se sobre qual atitude tomar e então realizar a tarefa da melhor forma possível, superando inclusive o próprio líder.

Delegar também traz benefícios para os liderados, pois, os mesmos passam a ter voz ativa dentro do ambiente de trabalho contribuindo para a dinâmica organizacional e o trabalho em equipe.

Decentralizar, e passar a autonomia são ganhos simples com a função de delegar, o líder mostra a todos que ele esta nesta posição para inspirar e buscar soluções para a organização, mas que a equipe é ponto chave para o sucesso de todos.

Equipes de sucesso tem líderes de sucesso, e adquirir o reconhecimento é uma tarefa de todos, tarefa esta que também sofre impactos da comunicação assertiva.

Ter uma boa comunicação é essencial no momento de delegar tarefas.

Delegar
Delegar

Ser aberto a opiniões, olhar nos olhos, saber identificar qualidades e habilidades, ser objetivo, ter clareza e coesão na fala, realizar boas reuniões de trabalho são alguns dos pontos que facilitam na comunicação e principalmente no momento de delegar funções.

O líder deve ter em mente que a delegação de competência também exige dele uma postura, o mesmo deverá ter uma flexibilidade com o outro liderado, tolerando possíveis erros.

Delegar também não significa responsabilidade, afinal ser líder é ter responsabilidade, cabe ao líder deixar que o liderado sinta-se responsável por receber aquela tarefa, assumindo um compromisso.

Para que o liderado entenda este compromisso que a comunicação assertiva no momento da delegação se faz essencial.

Questionamentos são essenciais, hoje é fundamental que o líder tenha uma postura de questionador, saber perguntar também colabora para o questionamento interno do liderado na busca por respostas que tragam soluções para a empresa.

Definindo quais tarefas delegar é importante desenvolver e elaborar um plano de desenvolvimento, afinal delegar para atingir qual objetivo?

O plano de desenvolvimento é um roteiro estruturado com estratégias e sacadas sobre o que a delegação pode trazer de positivo, bem como após ela ser feita para onde a equipe irá caminhar, ou seja qual será o objetivo no todo.

Neste plano identificar quais áreas precisam ser aprimoradas é essencial.

Pensar na melhoria continua estimula o liderado a querer mais, principalmente se esta tarefa vem carregada de feedback positivo sobre o trabalho desenvolvido.

Delegar
Delegar

Fique perto e acompanhe a execução, nestes momentos com uma boa comunicação é possível corrigir erros de percurso, e também salientar a importância do aprimoramento teórico constante.

O fato de hoje líderes não delegarem funções acontece pelo fato de muitos não saberem dizer não.

Saber dizer não esta ligado ao quanto você é autoconfiante em colocar seus planos em ação, e lutar por eles.

Dizer não consiste em pontuar o que não deve ser feito e que possivelmente irá atrapalhar o plano de desenvolvimento da equipe.

Quando dizemos não para uma criança que quer um brinquedo, possivelmente os pais não podem gastar com aquilo, não acham necessário para o filho ou acabam rendendo-se as birras da criança.

A mesma situação acontece no ambiente de trabalho, muitas ações são negadas não só porque o líder quer, mas o financeiro não permite, ou porquê de nada vai acrescentar esta mudança, e também por simples medo do outro brigar com ele aderindo a postura “corpo mole no trabalho”.

Evitar estas situações depende muito do que você tem em mente quando quer delegar, exercite a sua autoconfiança.

Lembre-se que você é o líder e que estar nessa posição também exigiu de você um apanhado teórico, competências, habilidades e atitudes positivas.

Não deixar que o medo invada a mente também é fundamental, liderar não deve ser algo doloroso e sim prazeroso.

Vá numerando suas prioridades bem como as prioridades da sua equipe, para que juntos possam gerar visibilidade para o setor e a empresa.

Lembre-se você lida com pessoas, não são máquinas e sim seres humanos, que necessitam de um ambiente de trabalho acolhedor, estimulante, incentivador e principalmente desafiador.

Recomendo que você leia também: O Que é Ser Líder? Descubra Como se Tornar Um Líder de Sucesso!

Gabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências.

Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.

Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.

Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416

E-mail: gabrielacecarechi@gmail.com

Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional

Compartilhe esse artigo!

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.