Skip to main content

Como Eliminar Pensamentos Negativos? Conheça 7 Dicas que Podem te Auxiliar!

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Todos nós temos pensamentos positivos e negativos. Porém o pensamento negativo pode ser tornar um habito perigoso. E esses pensamentos podem ficar em sua mente se você não tomar os devidos cuidados para controlá-los. Como Eliminar Pensamentos Negativos. 

Quando você começa a pensar negativamente, outra força dentro de você começa a lutar para que você se livre desses pensamentos e tente expulsá-los para que possa esquecê-los. Mas essa forma de tentar se livrar dos pensamentos negativos muitas vezes não tem sucesso.

Tentar combater os pensamentos negativos, pensando que você não deve ter esses pensamentos, coloca você em círculo do pensamento negativo, pois quanto mais pensa negativo, mais pensa em como deixar de pensar negativo e pensa no negativo novamente, entendeu o que eu quis dizer? Não?Calma, vou explicar melhor! Como Eliminar Pensamentos Negativos. 

Para se livrar dos pensamentos negativos é necessário tentar fazer coisas diferentes do que você já faz, e que possa fazer com que você deixe de lado os pensamentos negativos quando os mesmos estiverem perturbando você. Conheça a seguir 7 dicas para que você se livre dos pensamentos negativos. 

Como Eliminar Pensamentos Negativos? 7 Dicas Que Podem te Auxiliar!

#1 – Mudar Sua Postura Corporal

Corrija Sua Postura Corporal
Corrija Sua Postura Corporal

Pare por um momento e preste atenção em como está seu corpo, faça uma leitura do mesmo. Ele está curvado para frente, como se fosse fechar? Se essa for a sua postura, você está mais propenso a pensar negativamente. Essa postura corporal pode diminuir a sua auto estima e te levar a falta de confiança. Como Eliminar Pensamentos Negativos. 

Para se sentir mais seguro seu corpo deve ter uma postura mais aberta, sorrir também ajuda! Corrija sua postura corporal, certamente você vai se sentir melhor. Uma postura corporal adequada pode aumentar a sua auto estima e te ajudar a se livrar de pensamentos negativos.

Leia também: 10 Benefícios psicológicos da prática de exercícios físicos

#2 – Falar Sobre os Pensamentos Negativos

falar sobre os pensamentos negativos
Como eliminar pensamentos negativos? Falar sobre eles pode auxiliar!

Muitas vezes os pensamentos negativos surgem porque você está carregando problemas e emoções que precisam ser comunicados, falados, expressados. Quando algum problema ou emoção começa a perturbar seus pensamentos, não se cale, o melhor a se fazer é conversar com alguém, ou com a pessoa que gerou em você essas emoções para que possam se resolver. 

Externalizar os pensamentos em palavras os torna mais conscientes e visíveis. Dessa forma você pode ter uma visão ampliada do que está se passando com suas emoções para poder se cuidar. Como Eliminar Pensamentos Negativos. 

A Psicoterapia pode ajudar, para saber mais leia o artigo O Que é Psicoterapia.

#3 – Pare Por Um Minuto Para Limpar Sua Mente

homem relaxando
Pare e respire por um minuto e de um “reiniciar” em sua mente!

Quando sua mente esta a mil pode ser muito difícil manter a calma. Dessa forma fica complicado controlar os pensamentos, principalmente os pensamentos negativos. Um momento de relaxamento e de calma talvez seja o suficiente. Como Eliminar Pensamentos Negativos. 

Você pode tentar “reinicializar” através da meditação. Uma meditação de um minuto pode ser suficiente para você reinicializar, respirar fundo, manter a calma e esvaziar a cabeça. Com a mente mais tranquila e vazia, você pode tentar preenchê-la com pensamentos positivos.

#4 – Mude o Foco Dos Seus Pensamentos

Procure olhar para as coisas com um olhar diferente!
Procure olhar para as coisas com um olhar diferente!

“Se você é positivo, então, nada é negativo para você. Se você for negativo, então, tudo será negativo para você. Você é a fonte de tudo o que existe à sua volta, você é o criador de seu próprio mundo.”

Osho

Muitas vezes o pensamento negativo surge devido a como você olha para uma situação. Procure ampliar sua visão em relação as coisas que acontecem ao seu redor e o olhar que você tem sobre elas. Por exemplo: ao invés de pensar “Estou cheio de problemas e passando por momentos muito difíceis”, você poderia pensar “Estou cheio de desafios e procurando encontrar soluções para resolvê-los”. Nota a diferença? Como Eliminar Pensamentos Negativos. 

Você está praticamente passando pela mesma situação, mas a visão que você tem da situação, na segunda frase soa mais positivo, concorda comigo? Muitas vezes, mudar o foco do seu pensamento e sua forma de olhar a situação, pode mudar o seu padrão de pensamento.

Leia também: Os 7 benefícios da gratidão que podem deixar sua vida mais significativa!

#5 – Seja Criativo

Usa a sua criatividade!
Usa a sua criatividade!

Quando os pensamentos negativos começam a dominar o seu pensamento, você pode ao invés de tentar combatê-los usar seu lado criativo, como por exemplo desenhar, pintar, escrever um poema ou uma canção. Como Eliminar Pensamentos Negativos. 

Explorar suas emoções e transformá-las em criatividade pode servir como uma “auto terapia”. A criatividade pode servir como uma libertação de pensamentos e emoções negativas.

Quando você transforma as suas emoções em criatividade e ação artística, você quebra uma linha de raciocínio padrão que carregava em seu pensamento e da lugar a algo bem mais produtivo, o que pode levar você a compreender melhor seus pensamentos e ter controle sobre eles.

#6 – Vá Passear

Sair e fazer uma caminhada pode ajudar!
Sair e fazer uma caminhada pode ajudar!

Apesar dos pensamentos estarem em sua mente o ambiente pode contribuir para que os mesmo ocorram. Se você está em um ambiente carregado negativamente, cercado de pessoas negativas, é muito provável que sua mente comece a pensar de forma negativa também.

Ir para longe desse ambiente negativo pode ajudar consideravelmente. Sair por alguns minutos e caminhar em algum parque, praça ou museu pode ser o suficiente para espairecer a mente. Sendo assim, ficar um tempo longe de um ambiente negativo pode te trazer novamente a tranquilidade. Como Eliminar Pensamentos Negativos. 

#7 – Faça Uma Lista Com Tudo Que Vale a Pena Em Sua Vida

Faça uma lista de coisas boa em sua vida!
Faça uma lista de coisas boas em sua vida!

Você pensa sobre todas as coisa boas que existem em sua vida e estão ao seu redor? Muitas vezes a rotina e a correria do dia-a-dia nos faz esquecer das coisas boas que nos cercam. Então você deve treinar sua mente a focar em todas as coisas boas que acontecem ao seu redor.

Liste todas as coisas em sua vida que você pensa serem boas e que você seja grato por elas, não importa quão pequenas você julgue ser essas coisas. Não pense que por ser algo simples ou de pouca importância, isso não possa ter sua grandeza.

Muitas vezes nossa vida está recheada de coisas boas diante de nossos olhos e não conseguimos ver. Fique atento as coisa boas que você possui e que acontecem em sua vida e procure focar nisso em seu dia-a-dia. Como Eliminar Pensamentos Negativos. 

Espero que essas dicas ajudem você a mudar a forma como lida com os pensamentos negativos e faça você refletir que tipo de pessoa você é ou gostaria de ser. Ao invés de só reclamar e dizer “eu não tenho dinheiro, eu não tenho carro, eu sou feio, minha vida é ruim”. Que tal pensar nas coisas boas que te cercam e pensar em maneiras de encarar os desafios e buscar o que você poderia fazer para melhorar? Como Eliminar Pensamentos Negativos. 

Se você gostou desse artigo cadastre-se e receba as atualizações do blog o Psicólogo Online Diretamente em seu email!

Para Atendimento Psicológico Online Clique Aqui!

Leia também: 7 dicas para confortar alguém que precisa de apoio emocional!

Fonte: Psicopedia

Compartilhe esse artigo!

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.